Anatel pode exigir nova fraseologia nos call centers de telecom

0

As operadoras de telefonia móvel e fixa podem ter que inserir uma nova mensagem antes dos atendimentos feitos por seus call centers. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Anatel colocará em consulta pública uma proposta para exigir das empresas a divulgação de um aviso aos consumidores de que a chamada de atendimento será gravada e que eles podem solicitar a gravação caso achem necessário. Essa nova fraseologia visa esclarecer os usuários de seus direitos previstos na regulamentação da Anatel e no Decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), editado pelo Ministério da Justiça.
O início da consulta pública da proposta foi aprovado na reunião desta quinta-feira, 17, do Conselho Diretor da Anatel. A agência permitirá contribuições da sociedade durante 20 dias, contados a partir do início da consulta, que ainda não tem data para começar. Como a agência entra em recesso na próxima semana, a expectativa é que o aviso da consulta seja encaminhado ao Diário Oficial da União (DOU) amanhã e publicado a partir do dia 21 de dezembro.
A ideia de inserir a notificação nas chamadas de atendimento partiu do Grupo de Trabalho de Telefonia da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e foi encaminhada à Anatel em março de 2008, mas só agora foi deliberada pela agência reguladora. A proposta original do MPF é que as empresas insiram a seguinte frase: "Por norma da Anatel, esta ligação está sendo gravada. Em caso de mau atendimento, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário". A Anatel no entanto, sugere uma nova versão da fraseologia, trocando o "mau atendimento" para "caso necessário".
Todas as empresas de telefonia são obrigadas por normas da Anatel a gravar as ligações registradas em seus call centers e mantê-las arquivadas por um certo período. No caso da telefonia fixa, o prazo é de 12 meses e, no da móvel, de seis meses. Caso a proposta seja homologada pela Anatel, estes regulamentos terão que ser adaptados para garantir a fraseologia como uma regra do atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.