Conexão entre América Latina e Europa é estendida até 2007

0

O projeto América Latina Interconectada com a Europa (Alice) foi estendido até 31 de março de 2007. O Alice, aprovado em junho de 2003 pela União Européia, previa um investimento de ? 12,5 milhões até maio deste ano para a manutenção da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e sua conexão com a rede avançada pan-européia, Géant.

A cifra equivaleria a 80% dos gastos com infra-estrutura, sendo que os 20% restantes viriam dos 18 países-membros da América Latina. Com a extensão do projeto Alice, garante-se por pelo menos mais um ano a integração das redes latino-americanas com a Europa.

A partir dessa integração surgiram projetos como o T@lemed, que possibilita a realização de telediagnósticos e a prescrição remota de tratamento a pacientes em regiões isoladas da Colômbia e do Brasil, bem como a conexão de telescópios europeus e latino-americanos para a concretização de pesquisas na área de radioastronomia.

A Rede Clara entrou em operação em agosto de 2004 e hoje integra dez países, estando ligada à Géant por um link de 622 Mbps. O Brasil está representado no consórcio pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

"Construir uma ponte para reduzir o hiato digital é fundamental se quisermos que uma ampla comunidade global colha os benefícios da tecnologia da informação", disse Dai Davies, diretor-geral da Dante, organização que administra a rede avançada pan-européia.

O anúncio da prorrogação do projeto Alice foi feito no dia 9 de janeiro, em Cambridge, Inglaterra. No mesmo dia, foi divulgada a extensão do projeto Eumedconnect, que integra redes avançadas de países do Mediterrâneo e do norte da África à Géant, até julho de 2007.

Com informações da assessoria de imprensa da RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.