Entrada das teles em novos mercados embute alto risco, diz Gartner

0

Redes móveis de transmissão, tecnologia IP e o desejo de oferecer todos os tipos de serviços estão redirecionando as estratégias das operadoras de telecomunicações. De acordo com o Gartner, porém, a busca das operadoras em aderir às novas tendências, traz o risco de construírem unidades que não são seu negócio e de investir em tecnologias imaturas. Para o instituto de pesquisas, no futuro, a maioria das operadoras terão que se empenhar para obter lucros com uma margem muito menor do que elas têm hoje.

De acordo com o estudo, nos últimos anos as operadoras puderam depender do crescimento elevado dos serviços móveis ou de banda larga, mas enfrentam agora uma queda na evolução das receitas. O Gartner prevê que o crescimento anual das receitas totais com serviços tradicionais, como de voz comutada (que representam 80% do mercado global de telecom) encolherá apenas 1,7% em 2010. De todo modo, o instituto de pesquisa projeta que a expansão das receitas com esses serviços será modesta nos próximos quatro ano, passando US$ 1,3 trilhão em 2006 para US$ 1,5 trilhão em 2010.

Em conseqüência desse recuo, o Gartner avalia que nos próximos anos mais operadoras irão investir em novos mercados, como de mídia e tecnologia da informação, para compensar a perda de receita com serviços tradicionais de telecom. Como exemplo dessa tendência, o instituto cita a entrada recente da Telecom Italia na área de mídia, com a assinatura de acordos com a Fox, MGM e a Sony para a distribuição de conteúdo, visando aumentar a demanda para conexões de banda larga fixas. Outros sinais nesse sentido são a parceria entre a British Telecom Global Services e a HP para a oferta integrada de serviços de TI, e a entrada da operadora de telefonia móvel sul-coreana SK Telecoms no mercado de criação de conteúdo com a aquisição da gravadora musical YBM Seoul Records.

O Gartner adverte, entretanto, que mais do que a metade dessas novas iniciativas falharão, porque muitas operadoras têm conhecimento limitado de sua base de assinantes e freqüentemente não entendem o novo modelo de negócio. ?Esse tipo de diversificação embute um elevado risco de perda de foco, em especial nas prioridades do negócio principal, tais como a retenção do cliente e o corte de custo. Além disso, não há nenhuma garantia de que a receita crescerá no longo prazo?, diz Martin Gutberlet, vice-presidente da pesquisa do Gartner. O analista diz que, devido ao alto risco de falha, o Gartner está recomendando às operadoras definir com cuidado essas estratégias e o potencial de risco.

Como referência, Gutberlet cita exemplos de companhias que experimentaram os desafios de se arriscarem em áreas distintas de seu negócio. A ESPN, canal americano de TV a cabo especializado em esportes, por exemplo, abandonou seu serviço móvel após menos do que um ano de operação, devido ao número decepcionante de assinantes. A E-Mais da Alemanha enfrentou sérios problemas por causa de falhas após ter lançado o portal iMode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.