Justiça esbarra na falta de especialização para tratar de crimes na internet

0

A polêmica envolvendo o bloqueio do site YouTube aos internautas brasileiros na semana passada levantou questões sobre a aplicação de leis específicas para regular as atividades na web. A legislação brasileira consegue, atualmente, abranger 95% dos delitos praticados na rede mundial, segundo o advogado Renato Opice Blum, coordenador do MBA em Direito Tecnológico da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).

Ele observa que os 5% restantes, porém, referem-se a condutas que surgiram a partir da disseminação de ferramentas de alta tecnologia. É o caso de imagens difundidas sem autorização e da violação de redes e bancos de dados por crackers.

O maior problema, de acordo com Opice Blum, ainda é a falta de especialização dos profissionais de tecnologia e do meio jurídico para lidar com essas novas situações, em que os atos ilícitos são praticados com a ajuda da internet. ?O meio eletrônico não é um mundo sem leis. Porém, é um universo específico, que demanda uma atuação diferenciada das demais áreas, daí a necessidade da especialização técnica e jurídica.?

Segundo o advogado, estatísticas revelam que o Brasil tem um grande número de crackers especialistas no mundo, o que contribui para o aumento do risco à segurança de usuários e empresas. ?Crimes por e-commerce, pirataria e danos morais representaram cerca de 70% do total de 5 mil processos registrados em 2006?, explica. ?As relações virtuais e seus efeitos são realidade. A tendência é a substituição gradativa do meio físico pelo virtual ou eletrônico, o que já ocorre e justifica a adequação, adaptação e interpretação das normas jurídicas nesse novo ambiente. Para tanto, é necessário não apenas criar uma legislação específica, como também formar profissionais capazes de lidar com esse novo cenário?, complementa Opice Blum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.