Apple quer proibir importações de celulares Nokia nos EUA

0

A batalha feroz travada entre a Apple e a Nokia na área de patentes ganhou mais munição na sexta-feira, 15, quando a empresa de Steve Jobs entrou com um pedido na Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) para bloquear as importações de telefones celulares Nokia nos Estados Unidos, segundo informa o site especializado em tecnologia CNet News. A ITC é uma agência federal independente que examina questões como práticas comerciais desleais, envolvendo patentes, marcas registradas e violação de direitos autorais.
No fim de dezembro, a Nokia havia apresentado uma acusação na ITC. Nela, a fabricante finlandesa de celulares afirmava que a Apple havia violado sete patentes da empresa "em praticamente todos os seus telefones celulares, tocadores de MP3 e computadores" e pediu a proibição da importação do iPhone, iPod e de toda a linha MacBook.
Em resposta à jogada da Apple, o porta-voz da Nokia, Mark Durrant, disse à Bloomberg que "a empresa irá estudar a denúncia em que é citada e continuar a defender-se vigorosamente. Contudo, isso não altera o fato de que a Apple não concordar com as condições para o uso da tecnologia Nokia.
Em outubro do ano passado, antes do debate sobre patentes entre as duas empresas ganhar a dimensão atual, a Nokia havia entrado com uma ação judicial na Corte Distrital de Delaware, na qual acusa a empresa de ter quebrado dez patentes relacionadas a celulares – a Nokia diz que a Apple se recusou a pagar as licenças. Por isso, ela alega que cada modelo do iPhone, desde que foi lançado em 2007, viola essas patentes. As patentes que a Nokia acusa a Apple de ter violado estão relacionadas à capacidade dos celulares de operar em redes GSM, 3G e Wi-Fi. Elas também incluem patentes de dados sem fio, codificação de voz, segurança e criptografia, de acordo com a Nokia.
Apple, em seguida, entrou com uma ação contra a Nokia, acusando-a de copiar tecnologia do iPhone. A empresa afirmou que a Nokia violou uma série de patentes, como os métodos de processamento de sinal para lista de rolagem e tradução de documentos, escala e rotação em tela touch-screen (sensível ao toque).
Em novembro, a empresa de pesquisas Strategy Analytics apontou que a Apple tinha ultrapassado a Nokia em lucro trimestral, quando totalizou US$ 1,6 bilhão em vendas do iPhone, em comparação com US$ 1,1 bilhão obtido pela Nokia com a venda de celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.