Telefones celulares podem perder benefícios fiscais

0

Os celulares podem deixar de ter incentivos fiscais, o que deve encarecer o preço dos aparelhos vendidos no país. Isso porque a Câmara do Deputados analisa proposta que acaba com a possibilidade de telefones celulares receberem os benefícios previstos na Lei da Informática, com exceção daqueles produzidos na Zona Franca de Manaus.
A Lei da Informática estabeleceu faixas de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para equipamentos de informática produzidos no Brasil e permite ao presidente da República incluir, por meio de decreto, os aparelhos de celular entre os produtos beneficiados. A proposta mantém essa possibilidade apenas para aqueles produzidos na Zona Franca de Manaus.
Para a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do o Projeto de Lei 6259/09, os custos do possível aumento da carga tributária não deverão ser repassados ao consumidor. Isso porque, segundo ela, o setor de telefonia móvel está "inserido em uma dinâmica de mercado de elevada competição, com inúmeros fabricantes de equipamentos e de sistemas operacionais, os quais, em muitos casos, são objeto de subsídios por parte das operadoras de telefonia em contrapartida a planos de fidelidade".
A parlamentar acrescenta que o aumento de arrecadação tributária decorrente do fim dos incentivos fiscais vai proporcionar mais recursos para aplicação em setores como Saúde e Educação.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.