EUA vazam papéis da ZTE sobre plano para furar bloqueio a países sob sanções da ONU

0

No início deste mês, quando o Departamento de Comércio dos EUA anunciou a imposição de restrições à ZTE, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações e dispositivos móveis, por planejar retomar as exportações para o Irã de alguns produtos com tecnologia norte-americana, o órgão divulgou documentos internos da empresa que detalham como ela pretendia fazer isso, e também sugeriu que a violação pode não estar limitada a uma única empresa chinesa.

É raro o Departamento de Comércio tornar pública a lista de companhias com restrições, principalmente fazer a divulgação completa de documentos internos dessas empresas. Os papéis descrevem como a ZTE criaria empresas aparentemente independentes — chamadas de "empresas cut-off" —, que iriam assinar acordos com países que estão sob sanções da ONU, tais como o Irã, Coreia do Norte e outros.

No documento, a ZTE cita uma empresa rival, que chama de F7. A ZTE diz que a F7 havia feito algo semelhante. O documento não fornece o verdadeiro nome da F7, mas, pela descrição, segundo o The New York Times, trata-se da Huawei, principal rival da fabricante chinesa. O órgão do governo americano diz que algumas informações sobre F7 foram recolhidas pelo departamento jurídico da ZTE, sem oferecer mais detalhes.

A F7, diz o documento, tentou comprar uma empresa americana em 2010 chamada 3Leaf, mas se deparou com a oposição de autoridades norte-americanas. Nesse mesmo ano, a Huawei anunciou a intenção de comprar ativos importantes da 3Leaf, mas recuou da oferta em fevereiro de 2011 devido à oposição do governo americano.

A F7 também tem uma joint venture com a empresa de segurança digital americana Symantec, diz o documento. Huawei, de fato, tinha uma joint venture com a Symantec antes de a empresa americana dissolvê-la em 2012. O documento da ZTE, datado de agosto de 2011, sugere ainda que outras empresas chinesas teriam feito a exportação de produtos com tecnologia americana.

Na quinta-feira, 17, a ZTE disse que tinha atrasado a divulgação de seus resultados financeiros anuais por causa das sanções, o que limita a sua capacidade de vender equipamentos a empresas americanas.

Fins protecionistas

Como a ZTE, a Huawei fabrica equipamentos para redes de telecomunicações. As autoridades americanas já suspeitavam que ela tem laços estreitos com o governo chinês, e agentes de inteligência dos EUA têm espionado a rede da empresa. A Huawei diz, entretanto, que é uma propriedade privada e que as acusações de vínculos com o governo chinês tem fins protecionistas, são uma desculpa para prejudicá-la.

Apesar do problema com os EUA, a Huawei não desistiu de aceitar ofertas controversas. Em setembro, ela assinou um acordo com o Ministério das Comunicações e Tecnologia da Síria para ajudar o país a desenvolver as suas redes de comunicações.

A Huawei é muito maior do que a ZTE. Em 2014, ele registrou uma receita de cerca de US$ 60 bilhões, cerca de quatro vezes a da ZTE. Ela é classificada hoje, junto com a sueca Ericsson, como a maior fornecedora do mundo de estações radiobase (ERBs) e outros equipamentos para redes móveis de telecomunicações.

Procuradas pelo jornal americano, a ZTE se recusou a comentar sobre a F7, e a Huawei também não quis falar sobre o assunto. A ZTE disse apenas que está cooperando com os investigadores e está empenhada em cumprir a lei. O Departamento de Comércio, não respondeu aos pedidos de comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.