TIM testa rede de internet das coisas em Goianésia

0

A TIM realizou testes em conjunto com a Ericsson que confirmaram o funcionamento de sua rede NB-IoT (Narrow Band em IoT) em sua rede comercial 4G em Goianésia, interior de Goiás, para grandes distâncias.

Durante o experimento, um dispositivo NB-IoT disponível comercialmente conseguiu enviar informações de sua localização e outros dados referente à sua conectividade para diferentes plataformas de Internet das Coisas (IoT) mesmo estando a 100km de distância e em diferentes direções da estação rádiobase localizada na fazenda da Jalles Machado, parceira da operadora no projeto "4G TIM no Campo".

Os resultados comprovam o alcance maior possibilitado pela plataforma NB-IoT e abrem o caminho para a viabilização de soluções de IoT em regiões de menor densidade populacional, como é o caso das fazendas e usinas da agroindústria brasileira e dos moradores de cidades que ficam nos seus arredores.    

O teste foi baseado na tecnologia LPWAN – rede sem fio de longa distância e baixo consumo de energia – em NB-IoT na banda 28 (700MHz) padronizados pelo 3GPP, validando a funcionalidade de cobertura estendida desenvolvida pela Ericsson, que aumenta os limites de 40km para 100km sem qualquer impacto nos dispositivos. Com ela é possível ler dados de um dispositivo e também comandar equipamentos que estejam a distâncias de até 100km da base, tecnologia essencial para a ativação de soluções de comunicação entre máquinas.

Além de Goianésia, o NB-IoT, já está disponível nas cidades de Itajubá, Santa Rita, Correntina, Cataguases, Campinas e Rio de Janeiro, lugares nos quais a TIM possui parcerias com empresas voltadas para o agronegócio ou instituições focadas no desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes. Até 2020, a operadora espera ter mais de 4.000 municípios operando na faixa 700MHz e que podem ser contemplados com soluções de IoT, de acordo com as novas parcerias da operadora no país.

O objetivo da TIM com essas parcerias é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas). As aplicações estão ligadas neste momento a soluções para o agronegócio; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes.

A rede 4G da TIM vem sendo preparada como uma plataforma para todos os tipos de serviços, inicialmente com a banda larga móvel, passando pela internet fixa com a tecnologia WTTx (acesso fixo), além do VoLTE, serviço de voz sobre a rede de tecnologia de quarta geração, e para soluções de cidades e agricultura inteligentes por meio da plataforma NB-IoT. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.