Vendas mundiais de multifuncionais têm forte queda no primeiro trimestre, aponta IDC

0

Mesmo com a forte demanda dos mercados emergentes, o mercado de multifuncionais – que reúnem em um único equipamento as funcionalidades de fax, impressora, copiadora e até scanner – registrou queda de 7,4% no primeiro trimestre, de acordo com a IDC. Ao todo, foram embarcados 28,5 milhões de unidades. Apesar da retração, as multifuncionais coloridas a laser registraram crescimento de 23% no período, puxadas pelo bom desempenho das vendas nos países em desenvolvimento que, sozinhos, tiveram 36% de alta.

“O aumento permanecerá forte nos países emergentes nos próximos dois anos”, avalia o gerente de programa de multifuncionais da IDC, Phuong Hang. Ele frisa a importância desses países para a indústria do setor, especialmente com a possibilidade de exploração de novos segmentos de mercado.

De acordo com o estudo da IDC, a tecnologia jato de tinta respondeu por 62% das remessas de multifuncionais, o que representa a perda de um ponto percentual de participação em relação ao mesmo período do ano passado. Esse espaço foi assumido por equipamentos a laser, que agora são responsáveis por 35% do mercado. Os três primeiros meses deste ano marcam o terceiro trimestre consecutivo de aumento tímido da tecnologia monocromática – 1,9 milhão de unidades embarcadas.

Apesar de um declínio de 12% no desempenho anual, a HP continua na liderança do mercado de multifuncionais com 40,3% de participação. De acordo com a HP, a estratégia da fabricante é apostar no fornecimento em  larga escala e na redução de custos de produção. “Ao unir as unidades de PCs e impressoras, a HP não apenas melhorará a eficiênca, mas permitirá um melhor impacto de marketing com o sucesso da marca”, afirma a IDC.

A Epson divide a segunda posição com a Canon, ambas com 16,2% de market share, com 4,6 milhões de unidades embarcadas cada uma.A Epson registrou 6,6% de alta, enquanto a rival japonesa viu seu market share cair 13,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.