Estudo conclui que automação em cloud aumenta receita e lucratividade de 75% das empresas

0

Companhias que fazem uso da plataforma de cloud para automatizar suas aplicações legadas e processos operacionais de TI têm conquistado uma significativa vantagem competitiva em relação aos que estão nas últimas posições da "curva de adoção".

Entre as Fast Movers – empresas pioneiras e mais ágeis na implementação de tecnologias de automação na nuvem, 75% delas observaram um aumento de receita e lucratividade e 80% delas afirmaram que a agilidade da organização melhorou, de acordo com dados da pesquisa da Capgemini e Sogeti: "The Automation Advantage: Making Legacy IT Keep Pace with the Cloud," (em livre tradução "A Vantagem da Automação: Fazer com que o Legado de TI Mantenha o Ritmo com a Nuvem").

O estudo ouviu 415 executivos de TI de organizações com grandes sistemas legados de 8 países, para explorar os benefícios da aplicação da automação[4] de nuvem em seus processos operacionais de TI. De acordo com o relatório, o uso da computação em nuvem para automatizar aplicações legadas e operações de TI resulta em benefícios de negócios que superam o mero objetivo de aumento da receita e lucratividade.

As empresas pioneiras no uso da tecnologia (Fast Movers) têm conseguido realizar duas vezes mais implementações de códigos do que as Followers (as seguidoras). E uma camada ainda mais seleta das Fast Movers (5%) conseguem realizar implementações de códigos continuamente.

A edição 2017 da pesquisa Cloud Native Comes of Age ("Nuvem Nativa Chega à Idade Adulta"), da Capgemini, revelou que a proporção de novas aplicações corporativas nativas da nuvem mais do que dobrarão até 2020, em uma tentativa de melhorar a agilidade. No entanto, o estudo The Automation Advantage vai mais longe, ao destacar que a automação na nuvem está impulsionando a agilidade e a aceleração de processos.

Além disso, as empresas Fast Movers veem a automação na nuvem além de um exercício de redução de custos ou de eficiência. Algo como 75% delas têm tentado usar a automação na nuvem para levar a inovação aos seus modelos de negócios. Mais de oito em cada dez empresas relataram que a experiência dos clientes foi beneficiada com o investimento.

Sobrevivendo à escassez de habilidades

Com 70% dos executivos entrevistados identificando a falta de qualificação como um grande desafio, as empresas precisam ser capazes de realocar os talentos que dispõem em seus quadros de funcionários para funções com maior valor comercial.

O uso de Cloud para automatizar aplicações legadas e operações de TI está facilitando essa tarefa, permitindo que engenheiros altamente qualificados tenham tempo para trabalhar em projetos com potencial de ampliar resultados: 59% das organizações Fast Movers puderam reinserir seus engenheiros em atividades de maior valor, tais como novos desenvolvimentos.

Outro avanço registrado é o da eliminação de tarefas monótonas, algo que tem sido uma prioridade para as Fast Movers, com 73% dos processos de testes de aplicações dessas organizações sendo, agora, automatizados – quase quatro vezes o percentual dos Followers. Com essa flexibilidade recém-descoberta, as corporações estão começando a fazer upgrades das competências de sua atual equipe de acordo com as estratégias de DevOps – beneficiando as práticas de gerenciamento.

Desafios da automação na nuvem

Apesar dos claros benefícios, algumas organizações estão evitando o uso da computação em nuvem para automatizar operações legadas de TI por conta das reservas em relação à cibersegurança. Questões de segurança (27%) e privacidade de dados (19%) foram citadas pelos entrevistados como os obstáculos mais duros na transição para a automação dos processos de operações de TI, uma tendência observada tanto entre as Fast Movers como nas Followers.

Com o GDPR (General Data Protection Regulation, em tradução livre: Regulamento Europeu de Proteção aos Dados Pessoais) entrando em vigor no dia 25 deste mês, essa questão entrou em foco. Os líderes de TI passarão a enfrentar, agora, uma pressão considerável dos CEOs e diretorias para garantir que as iniciativas de tecnologia não criem novos riscos de violação de dados. No entanto, com os provedores da nuvem sendo cada vez mais diligentes e utilizando camadas de segurança como os processos de código, a mudança para a automação pode significar uma segurança mais rígida, não menos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.