MDIC terá programa de qualificação profissional para o setor de call center

0

A partir da nova política industrial tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo, denominada Plano Brasil Maior, uma das prioridades do setor de comércio, logística e serviços pessoais será promover o estímulo à exportação e à internacionalização de empresas nacionais, a fim de reduzir o déficit da balança comercial do setor de serviços. Segundo Maurício Lucena Do Val, diretor da secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no ano passado, o déficit do setor de serviços totalizou US$ 36 bilhões.

Para o executivo, que participou do Seminário Call Center IP+CRM nesta segunda-feira, 18, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE, é preciso "motivar às empresas do setor de que é possível formular políticas públicas junto ao governo". Do Val conta que o ministério desenvolveu uma série de iniciativas — algumas já aprovadas e que aguardam encaminhamento ao comitê executivo do Plano Brasil Maior — para estimular a inovação e a competitividade das empresas de serviços, como as de contact center, aliadas às prática de políticas públicas.

Dentre as medidas, Do Val destaca a criação do Atlas Nacional de Serviços, projeto do MDIC em parceria com o Sebrae que fará um abrangente mapeamento geográfico com informações consolidadas sobre vocações regionais para o desenvolvimento do comércio, além da criação de normas para certificação, baseadas nas vertentes de gestão empresarial e de bom atendimento ao consumidor, cuja adesão será voluntária. Ainda faz parte dos planos do ministério promover encontros nacionais de serviços com entidades públicas e desenvolver um programa de qualificação profissional para o setor de call center.

Outra ação incorporada ao Plano Brasil Maior, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações No Patrimônio (Siscoserv) aprimora ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.

“A participação do setor de serviços no país é muito satisfatória. Vejo com muito otimismo as oportunidades que as medidas do Plano Brasil Maior trarão ao setor para a geração de renda e empregos”, avalia Do Val.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.