Investimentos da Portugal Telecom aumentam 20% no semestre

0

Os investimentos da Portugal Telecom em seu país de origem e no exterior aumentaram 20% no primeiro semestre, para 350 milhões de euros (mais de R$ 840 milhões), e vai continuar principalmente fora de Lisboa e Porto, conforme anunciou o presidente da comissão executiva da operadora, Zeinal Bava.

Em discurso durante a cerimônia de apresentação de um novo centro de atendimento da operadora em Santo Tirso, distrito do Porto – um investimento de 5 milhões de euros (12 milhões de reais) que vai criar 1,2 mil postos de trabalho –, Bava revelou que a empresa tem atualmente 60 milhões de clientes internacionais, o que lhe confere uma "escala essencial para ser competitiva".

De acordo com o executivo, 80% dos 4,4 mil postos de atendimento que a Portugal Telecom possui atualmente localizam-se em Lisboa e no Porto, sendo responsáveis por 8 mil postos de trabalho. O objetivo é aumentar o total para 5 mil, metade deste número fora das duas maiores cidades portuguesas. "Isso significa que vamos criar 2,5 mil postos fora de Lisboa e do Porto, onde há disponibilidade de recursos humanos qualificados. A fidelização aos postos de trabalho [fora desse eixo] é mais alta e a rotatividade, menor", acrescentou Bava.

A decisão de abrir um centro de atendimento a clientes em Santo Tirso surgiu segundo esta estratégia, explicou o dirigente. O município foi escolhido por causa dos recursos humanos disponíveis e devido ao fato de a população ser jovem e o desemprego, elevado.

O novo centro, que será inaugurado dentro de 11 meses em terrenos cedidos pela Prefeitura de Santo Tirso, empregará 1,2 mil pessoas, segundo um protocolo assinado nesta segunda-feira, 18, com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) – a empresa privilegiará a contratação de desempregados inscritos no município.

O centro, que fará atendimento e dará apoio técnico especializado a clientes de banda larga Sapo, da operadora de telefonia móvel TMN, Meo TV e clientes empresariais, contará com salas de formação técnica contínua para cem pessoas, usando tecnologia de e-learning.

De acordo com a operadora, o centro de relacionamento com clientes de Santo Tirso "surge como um reforço da estratégia de investimento em centros no interior do país, visando a criação de empregos e oportunidades nessas zonas, e replica o sucesso do centro instalado em Castelo Branco, na fronteira com a Espanha". Em atividade desde novembro de 2006, na época com 600 postos de trabalho, o Centro de Castelo Branco tem hoje 900 trabalhadores e é o site da empresa com maior nível de satisfação dos clientes e de produtividade.

Ainda entro desta mesma estratégia, Zeinal Bava anunciou o reforço do centro de atendimento em Coimbra, que vai passar dos atuais 800 para 1,2 mil trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.