Oi antecipa disputa com a Claro e começa a desbloquear celular em SP

0

Em comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 18, a Oi informou que é contra a iniciativa da operadora Claro, que, por meio de liminar, está tentando impedir a divulgação de informações sobre o direito de o consumidor desbloquear gratuitamente o seu aparelho. A Claro obteve liminar junto à 23ª Vara Cível do Fórum da Comarca de São Paulo – região onde a Oi iniciará suas atividades em telefonia móvel nos próximos meses – em ação contra a ADN Tecnologia de Sistemas, de Salvador (BA). A ADN já anunciou que irá recorrer contra a liminar da Claro.

O juiz entendeu que a operadora pode exigir multa se o cliente romper um contrato de fidelização e, por isso, concordou com a suspensão de publicidade sobre bloqueio de celulares, desde que a operadora concorde com o desbloqueio após o fim do prazo de fidelização acertado.

Na nota, a Oi diz que como "é a favor da liberdade, não poderia assistir a Claro violar o direito dos usuários à informação sobre o desbloqueio, sem se manifestar a favor dos milhares de usuários de telefonia móvel". A operadora afirma que, desde 2007, bem antes do novo regulamento de telefonia móvel que garantiu o desbloqueio gratuito de aparelhos, passou a vender somente aparelhos não bloqueados e a desbloquear de graça os aparelhos de seus clientes.

No texto, a operadora faz questão de frisar que a "Claro prende seus clientes através de contratos que vinculam serviço ao aparelho. Além de prender seus clientes pós-pagos, a operadora criou contratos para clientes pré-pagos ficarem vinculados a ela, o que fere por completo a lógica deste serviço". A Oi diz entender que, no mercado de telecomunicações, como em qualquer outro, todas as práticas comerciais devem não apenas preservar a liberdade de escolha do consumidor como pautar-se por suas demandas.

A assessoria de imprensa da Claro divulgou nota em que diz que "a Claro atribui a reação da Oi à derrota que sofreu na Justiça, que entendeu que a Claro atua respeitando as leis brasileiras, ao contrário do que faz a Oi".

A Oi, cuja estréia está prevista para outubro, decidiu começar no estado o desbloqueio gratuito, a partir desta semana, para os consumidores de qualquer operadora do serviço de telefonia móvel e usufruírem os mesmos benefícios que já possuem há mais de um ano. O desbloqueio será realizado em diversas lojas Oi na sua área de atuação, além de em 20 quiosques localizados em estações de metrô e terminais rodoviários na cidade de São Paulo e em 20 vans que circulam pelo interior paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.