Câmara aprova fim da cobrança do roaming para operadoras do mesmo grupo

0

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou a proibição de cobrança pelas operadoras de telefonia celular da tarifa adicional de deslocamento (roaming) quando o cliente fizer ou receber ligação fora da sua área de origem, mas em região atendida por operadora do mesmo grupo econômico.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP), aos Projetos de Lei 275/11, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), e 967/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PE), que tramitam apensados e tratam do fim da cobrança do roaming.
O substitutivo determina que a cobrança do "adicional de chamada" entre empresas de um mesmo grupo sujeitará as operadoras às penalidades previstas na Lei 9.472/97, que incluem advertência, multa, suspensão temporária e caducidade (extinção da concessão).
O relator reconhece que a tarifa deve ser cobrada quando a ligação exigir o uso da rede de outra operadora para ser completada. Nesse caso, a operadora deve ser remunerada por "emprestar" a sua rede. No entanto, ressalta o deputado Roberto Santiago, se a operadora é a mesma e apenas a localidade é diferente, "não há motivo que justifique a cobrança do adicional, pois a operadora não necessitará recorrer a serviço de outra empresa para atender seu usuário".
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.