YouTube assina acordo de copyright com autores musicais

0

Fortemente pressionado por autores musicais – compositores e intérpretes – sob acusação de apoiar a maior parte da audiência de seu serviço de compartilhamento de vídeos em conteúdos protegidos por direitos autorais, o YouTube firmou um acordo com a Associação Americana de Distribuidoras de Música (NMPA, na sigla em inglês) e a associação Harry Fox Agency (HFA) para o pagamento de direitos autorais de vídeos postados em seu site.
O documento determina a divisão da receita gerada pelos vídeos que utilizam conteúdos registrados pelas associações, que são responsáveis pela coleta de pagamentos de direitos autorais de compositores intérpretes nos Estados Unidos.
Embora os termos do acordo não tenham sido detalhados, o anúncio oficial publicado no blog do YouTube explica que o site irá identificar os vídeos que usam suas composições, contabilizar a receita gerada por anúncios relacionados a eles e reverter parte do lucro às entidades. As gravadoras, que representam os intérpretes, já possuem um acordo similar.
O site do Google já foi alvo de alguns processos por distribuidoras de música e outros detentores de conteúdo exclusivo por não controlar materiais que violam as leis de propriedade intelectual. A frente de um deles está a NMPA, que em 2007 entrou com uma ação contra o YouTube por permitir que seus usuários fizessem o upload de vídeos de filmes, programas de TV e outros conteúdos sem permissão dos autores. No ano passado, a Justiça absolveu o site de vídeos em razão da remoção dos conteúdos quando reportados como ilegais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.