Gartner aponta três estratégias que apoiarão as empresas na transformação digital

0

O Gartner aponta que atingir ampla competência em TI baseada em eventos será uma das três maiores prioridades para a maioria dos CIOs de empresas globais até 2020. Definir uma estratégia digital de negócios baseada em eventos será a chave para entregar a agenda de crescimento que muitos CEOs (Chief Executive Officers) veem como maior prioridade em seus negócios.

"Event-driven architecture (EDA, ou arquitetura baseada em eventos) é uma tecnologia-chave para atingir esse objetivo", diz Anne Thomas, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "Negócios digitais demandam respostas rápidas a demandas de negócios. As organizações devem ser capazes de responder e tirar vantagem de 'momentos de negócio' e esses requisitos de tempo real estão impulsionando os executivos de tecnologia a fazerem seu próprio software de aplicação baseado em eventos", acrescenta a analista.

As três principais estratégias que apoiarão as empresas na transformação dos negócios digitais são:

1) Definir uma estratégia de negócios digitais centrada em eventos – Já que CEOs estão focados no crescimento por meio dos negócios digitais, os CIOs precisam focar em definir uma estratégia de negócios digitais centrada em eventos e articular o valor de negócio da EDA. De acordo com pesquisa exclusiva do Gartner, que será apresentada no Symposium/ITxpo, 58% dos CEOs enxergam crescimento como sua maior prioridade de negócios. Os CEOs alcançam crescimento adotando novos modelos de negócio, introduzindo novos serviços e produtos, expandindo para novos mercados e lugares, oferecendo serviços extras para clientes e roubando participação de mercado de seus concorrentes.

2) Usar tecnologias inovadoras baseadas em EDA para apoiar a transformação dos negócios digitais – "Processamento de eventos e Analytics têm um papel significativo em permitir que as organizações aproveitem um momento de negócio", diz Anne. "Uma convergência de eventos gera oportunidade de negócio. Análises em tempo real, assim como dados atuais e de contextos mais amplos, podem ser utilizadas para influenciar decisões e gerar melhores resultados de negócios. Mas você não pode capitalizar esse momento se não consegue antes identificar a convergência de eventos e a oportunidade dos negócios digitais". É por isso que negócios digitais são tão dependentes da EDA. Os eventos gerados pelos sistemas – clientes, objetos e Inteligência Artificial (IA) – devem ser digitalizados para que possam ser reconhecidos e processados em tempo real. A EDA se tornará essencial para fornecer suporte à transformação até 2018, o que significa que times de desenvolvimento e arquitetura de aplicação devem desenvolver competências de EDA agora para se prepararem para a demanda do ano que vem. CIOs precisam identificar projetos atuais em que a EDA pode prover o maior valor para permitirem a adoção de inovações tecnológicas como microsserviços, a Internet das Coisas (IoT), IA, Aprendizado de Máquina, Blockchain e Smart Contracts.

3) Modernizar portfólios de aplicação para apoiar a transformação dos negócios digitais – Um portfólio de aplicação preexistente pode ser um inibidor significativo para a transformação dos negócios digitais. Uma base de tecnologia dos negócios digitais deve suportar disponibilidade contínua, escalabilidade massiva, recuperação automática e dinamismo. Aplicações de negócios digitais devem também utilizar tecnologias modernas para envolverem os consumidores, apoiarem ecossistemas de negócios digitais, capitalizarem momentos digitais e explorarem IA e IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.