Fenacor é homologada como certificadora digital

0

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros (Fenacor) foi homologada pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) como autoridade certificadora subordinada à estrutura de certificação da Serasa, e torna-se a primeira entidade de certificação com amplitude nacional para o mercado segurador.

A homologação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 13 de outubro. A Fenacor havia solicitado seu credenciamento em junho deste ano.

A homologação da Fenacor como autoridade certificadora representa o ingresso efetivo do segmento de corretores de seguros no contexto da certificação digital, por meio de seus 25 sindicatos filiados em todo o país. Cada sindicato poderá se tornar uma autoridade de registro vinculada à Fenacor. Os corretores de seguros poderão ter sua carteira de identificação emitida no cartão normal ou em um smart card com certificado digital.

A Serasa foi a primeira empresa privada credenciada pelo governo federal para emitir certificados digitais no âmbito da ICP-Brasil, e está credenciada para emitir todos os tipos de certificados digitais previstos na legislação brasileira. A empresa está preparada para atender às demandas de mercado, por meio de soluções que compreendem certificados, integração de sistemas, treinamento e terceirização de infra-estrutura para autoridades certificadoras e de registro.

"A certificação digital tornou-se um recurso indispensável para o incremento e a ampliação dos negócios e do comércio eletrônicos", afirma o superintendente de operações de telemática da Serasa, Dorival Dourado.

Um certificado digital é o resultado de uma tecnologia que permite comprovar a identidade tanto de pessoas como de empresas, para garantir transações comerciais, financeiras ou, ainda, a troca de mensagens eletrônicas, principalmente pela internet, com total segurança, sigilo e agilidade, dispensando inclusive o uso de documentos em papel. "É uma ferramenta de competitividade imprescindível para as empresas e as instituições, representando uma forte redução de custos e otimização de prazos em processos e na cadeia produtiva, além de aumentar significativamente a segurança no uso dos meios eletrônicos", afirma Dourado.

Entre as possibilidades de utilização dos certificados digitais destacam-se a assinatura digital e com validade jurídica de qualquer tipo de documento; a proteção de dados confidenciais da empresa; a redução de custos e fluxo de papéis; o aumento da segurança no acesso de redes; a otimização de prazos e o relacionamento da cadeia produtiva; o acesso ao Serviço Interativo de Atendimento Virtual; a proteção e identificação de websites corporativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.