IPTV chega em 2006

0

IPTV, de Internet Protocol Television, é uma das grandes apostas da Alcatel em todo o mundo e um dos destaques da empresa durante o Futurecom.

Para falar de sua aposta nesta tecnologia chave para o Triple Play e seus avanços, Hélio Rubens Nobre, diretor comercial da área de soluções fixas da Alcatel, concedeu essa entrevista:

P- A Alcatel hoje aposta na tecnologia IPTV ao lado da Microsoft. Já estão realizando algum teste?

R -Sim, com as principais operadoras fixas do Brasil, mas nem todas com a MSTV (Microsoft). O equipamento que permite o triple play já está homologado com todas elas (ISAM ou DSLAM IP). Fora do Brasil, um exemplo é a SBC.

P- O que será apresentado durante a Futurecom?
R-A solução que roda na plataforma Microsoft TV IPTV Edition, com demonstrações de Video on Demand (VoD), TV aberta, PIP (picture-in-picture), gravação da programação digital e jogos on-line. A sala estará equipada com home theater todos os dias.

P- Em que estágio se encontram estes testes e quais as principais barreiras até agora observadas?

R-Os testes de laboratório e em campo estão completos, mas só em algumas áreas (SP e RJ). A infra-estrutura hoje está passando por atualizações. É necessário conteúdo também. A maior barreira, para a implantação efetiva, é a legislação que impede o broadcast de vídeo em redes fixas. Tecnologicamente, não há barreiras.

P -Quanto a Alcatel investe em IPTV?

R- O valor não pode ser divulgado, mas adianta que IPTV é a chave para o triple play, uma vez que a Alcatel é líder mundial em banda larga.

P -Quando o IPTV deve se tornar realidade no Brasil e no mundo?
R- No mundo (Europa e EUA) já é uma realidade. No Brasil, desde 2003 já se trabalha nisso. O mercado maduro, em 2006 e 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.