Pesquisadores recomendam campanha sobre riscos do celular à saúde humana

0

Diante da falta de evidências concretas de que o celular não causa danos à saúde humana, dois pesquisadores sugeriram ao governo que se faça campanhas de orientação da população para usar moderadamente o celular. O assunto foi debatido nesta terça-feira, 18, em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

"Considerando as incertezas existentes quanto aos efeitos da radiação, caberia ao governo esclarecer, em invés de impor regras. Caberia desencorajar o uso por crianças de até 16 anos e desencorajar o uso desnecessário do celular. Uma campanha desse tipo seria altamente recomendável", afirma o pesquisador Osório Chagas Meireles, engenheiro elétrico e professor de Física da USP. O pesquisador mostou que a radiação provoca calor nas célular humanas, o que leva a um aumento no metabolismo e pode levar a erros na reprodução celular. "Telefone celular deveria ser como cartão de crédito. Usar moderadamente".

O neurocirurgião Julio Thomé de Souza, do Hospital Federal de Ipanema (MG), reconhece que os estudos que associam o aparecimento de tumores no cérebro com o uso do celular são inconclusivos, mas recorre à sua experiência pessoal para também recomendar cautela. Segundo ele, há 20 anos ele fazia de três a quatro operações para retirada de tumores no cérebro por ano e hoje opera cerca de 40 casos anualmente. "Pode-se atribuir esse aumento à melhoria no diagnóstico ou a radioatividade cósmica, mas na população rural a incidência é menor", sustenta. Ele afirma que a Ciência também comete erros, que com o tempo vão sendo identificados. No passado, não se acreditava, por exemplo, que o raio X pudesse causar câncer ou que o cigarro fizesse mal à saúde. O efeito da radiação do celular nas ciranças seria ainda mais nocivo, segundo ele. Nas crianças, a radiação chega a atravessar todo o cérebro, enquanto que no adulto ela para no osso temporal. 

A falta de evidências concretas que associem o uso do celular com o aparecimento de tumores também é argumento daqueles que têm uma posição mais cética sobre o assunto. O professor do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC do Rio de Janeiro, Gláucio Siqueira, afirma que faz frequentemente medições da potência das transmissões eletromagnéticas em várias cidades do Brasil e elas estão abaixo do índice recomendado pela OMS. Além disso, a radiação emitida pela estação radiobase (ERB) é menor do que a das torres de TV e rádio, que precisam de uma potência maior porque estão mais distantes. "As pessoas têm medo de morar embaixo da ERB, mas a radiação nesses pontos é muito baixa. Existem 7,5 bilhões de pessoas no mundo e 5 bilhões de telefones, se existisse 0,01% de probalidade, nós notaríamos um aumento significativo nos casos de câncer".

O gerente geral de certificação e engenharia de espectro da Anatel, Marcos Oliveira, disse que a posição da agência segue a orientação da OMS. Portanto, está descartada qualquer propaganda ou campanha no sentido de alertar a população sobre esses possíveis riscos, até porque seria como admitir que há riscos, quando na verdade o que se tem são indícios. "Enquanto os indícios de danos à saúde não se transformarem em evidências científicas, não há razão para mudarmos as atitudes que temos tomado", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.