Tecnologia é o setor mais afetado pela crise, aponta Ipea

0

Os setores de produção intensiva de tecnologia foram os que mais sentiram os efeitos da crise econômica mundial. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira, 18, a produção dos segmentos considerados de média-alta e alta intensidade tecnológica caiu 25% e 17%, respectivamente. A análise foi feita entre setembro de 2008 e fevereiro deste ano, considerado o auge da crise.
De acordo com a diretora-adjunta de Estudos e Políticas Setoriais, Inovação, Produção e Infraestrutura do Ipea, Fernanda Di Negri, a queda na produção foi resultado da retração na demanda externa dos setores de média-alta e alta intensidade e no consumo doméstico pelo setor de bens de capital. "Os empresários pararam de investir nesse período em virtude das incertezas", conta.
O estudo mosta, no entanto, que entre fevereiro e agosto deste ano, os mesmos setores foram os que apresentaram recuperação mais rápida. O segmento de alta intensidade tecnológica teve crescimento de 12% na produção, enquanto o setor de média-alta intensidade registrou alta de 11%.
Entre os produtos de alta intensidade tecnológica, os equipamentos de eletrônica e de comunicações foram os mais afetados, mostrando redução de mais de 30% na produção. Já entre os produtos de média-alta intensidade tecnológica, as principais quedas na produção aconteceram nos setores de máquinas e equipamentos e de automóveis, que recuaram 34%. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.