Intel anuncia fusão das divisões de processadores para PCs e dispositivos móveis

0

Atenta ao processo de convergência entre os dispositivos — PCs, smartphones, tablets e TVs —, a Intel anunciou que vai promover a fusão de suas divisões de processadores para PCs e dispositivos móveis. Para isso, a fabricante de chips disse que vai criar uma nova unidade no início do próximo ano, denominada Grupo de Computação do Cliente (Client Computing Group), a qual reunirá a equipe que desenvolve processadores para desktops e laptops com a equipe do chip Atom para smartphones e tablets.

A mudança foi comunicada na segunda-feira, 17, pelo CEO Brian Krzanich, através de um e-mail interno, segundo informou o porta-voz da Intel, Chuck Mulloy. A fusão das divisões, de acordo com o CEO, tem como objetivo melhorar a comunicação entre as equipes de produtos e ajudar a companhia a expandir o escopo de fabricantes que utilizam seus produtos. "O mercado continua a evoluir rapidamente, e precisamos mudar ainda mais rápido para ficar à frente", disse Krzanich no e-mail, de acordo com o Wall Street Journal, que publicou a notícia em primeira mão.

Até agora, as duas divisões da Intel têm atuado com uma separação bastante clara: o mercado de PCs suprido por seus potentes processadores,e o mercado de smartphones e tablets por seus chips Atom de baixo consumo de energia. Ocorre que, ao concentrar o foco nos ultrabooks, nova categoria de computadores pessoais que tem características de um híbrido de notebook, tablet e smartphone, a empresa vê o risco de perder market share. Os processadores Core M, por exemplo, são usados em laptops tradicionais, mas também em computadores híbridos e tablets.

"A estrutura atual da empresa não corresponde ao caminho para a qual o mercado está indo. Com a expansão da indústria, essas linhas criam uma indefinição", disse Mulloy. "A questão é se estamos organizados para mapear para onde o mercado está indo."

Em seu e-mail, Krzanich disse que as mudanças serão feitas a partir de janeiro de 2015. O Grupo de Comunicações Móveis (Mobile Communications Group), como é denominado, será dividido. As equipes que desenvolvem processadores móveis vão se juntar ao novo grupo de clientes, enquanto o restante, os funcionários dedicados ao desenvolvimento de chips para modems, serão transferidos para um novo grupo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tecnologia sem fio.

Herman Eul, que atualmente comanda o grupo móvel, vai supervisionar a transição para a nova estrutura, até pelo menos o final do primeiro trimestre de 2015, e depois será anunciado para um novo cargo, segundo Mulloy.

A reorganização se deve à necessidade da Intel melhorar sua posição no mercado de smartphones e tablets, hoje dominado por chips da fabricante britânica ARM Holdings. A fabricante anunciou que vendeu mais de 15 milhões de processadores para tablets neste ano. O Grupo de Comunicações Móveis registrou uma perda operacional de mais de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre, em parte porque os fabricantes de tablets ainda relutam em usar seus chips.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.