Estudo global revela que 65% das empresas já investem em 'Internet das Coisas'

0

Em ascensão entre os consumidores, a "Internet das Coisas" (IoT, na sigla em inglês) também é realidade na estratégia de empresas globais. É o que aponta estudo encomendado à Forrest Consulting pela Zebra Technologies e realizado com decisores de TI de quase 600 empresas mundiais dos setores de varejo, consumo, transportes, governo, petróleo e gás, saúde e hospitalidade. Segundo o relatório, quase 65% das organizações pesquisadas implantaram ou estão no processo de implementação de soluções de IoT. Em 2012, somente 15% das companhias possuíam uma solução de IoT instalada.

Há também um forte ritmo de implantação de IoT em todo o globo, com mais de 70% das empresas da região Ásia-Pacífico tendo uma solução IoT instalada ou no processo de sua implementação. Novas cidades, edifícios e infraestrutura em muitos países possibilitaram esta forte taxa de adoção na região. Em comparação, 60% das firmas norte-americanas, 52% das europeias e 71% das latino-americanas estão nestes mesmos estágios de implantação de soluções IoT.

De fato, as empresas globais reconhecem o papel transformacional da IoT. Mais de 80% das empresas pesquisadas acreditam que as soluções IoT serão sua mais estratégica iniciativa de tecnologia em uma década. Estas corporações buscam as soluções IoT como um modo de tratar uma variedade de desafios estratégicos, operacionais e empresariais.

Ainda de acordo com a pesquisa, 83% das empresas identificam a infraestrutura de Wi-Fi e as tecnologias de rastreamento de locação em tempo real como alicerces importantes ou muito importantes das soluções IoT. Tecnologias de sensor para monitorar ativos e o ambiente do entorno também foram apontadas com elementos de tecnologia importantes ou muito importantes por mais de 80% das firmas globais.

Benefícios

Questionadas sobre as vantagens que a Internet das Coisas pode trazer aos negócios, metade das empresas identificou a melhoria na experiência do consumidor como um dos cinco principais benefícios. Otimização da cadeia de suprimentos, visibilidade, prevenção de perdas e eficiências de custos também foram os demais benefícios citados entre 44% e 46% das firmas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.