MCTI divulga lista de empresas selecionadas na segunda rodada do programa Startup Brasil

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou nesta quarta-feira, 18, as 62 startups selecionadas na segunda rodada de seleção para o programa Startup Brasil, anunciado pelo governo no fim do ano passado e que faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação — TI Maior, cujo objetivo é fomentar a indústria de software e serviços de TI no Brasil.

São 53 projetos nacionais e nove estrangeiros a serem apoiados pelo programa do governo federal. As 62 empresas novatas foram selecionadas entre 709 inscritas, das quais 531 eram brasileiras e 178 estrangeiras, e podem obter bolsas de até R$ 200 mil, apoio com recursos públicos que se soma ao investimento da aceleradora.

Segundo o diretor de Políticas de Tecnologias da Informação e Comunicações do MCTI, Rafael Moreira, as startups selecionadas na segunda rodada podem ser aceleradas a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2014. As 531 empresas nacionais inscritas concentram-se nas regiões Sudeste e Sul, com 79,4% das aplicações. "Essa é uma característica do próprio movimento empreendedor", observa ele, ao acrescentar que há uma tendência de crescimento do Nordeste.

Regionalmente, as 53 empresas nacionais selecionadas estão assim distribuídas: 19 de São Paulo; seis de Minas Gerais; cinco do Rio de Janeiro; quatro do Ceará; três de Alagoas; três do Paraná; três de Pernambuco; três do Rio Grande do Norte; duas de Goiás; duas de Brasília; uma de Santa Catarina; uma do Rio Grande do Sul; e uma do Pará.

Entre as 178 startups estrangeiras inscritas, houve uma maior diluição geográfica na comparação com a primeira chamada do ano. Os Estados Unidos seguem na liderança, embora com menor presença."Chama atenção, do ponto de vista das aplicações internacionais, a maior participação de empreendedores oriundos da América Latina, principalmente da Argentina, com 14%, e do Chile, com 11,8% das aplicações", enfatiza Moreira.

O programa

Lançado em novembro de 2012, o Startup Brasil qualificou para o ciclo deste ano nove aceleradoras, que atualmente impulsionam o desenvolvimento de 56 startups, sendo 45 nacionais e 11 estrangeiras, habilitadas na primeira chamada do edital. "Nós queremos que os jovens criem empresas de software competitivas no Brasil e desenvolvam produtos de classe mundial", afirma o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida. "Nós queremos que os jovens criem empresas de software competitivas no Brasil e desenvolvam produtos de classe mundial."

Para 2014, Almeida garante que o programa repete o ciclo deste ano, com o lançamento de duas chamadas para 50 startups cada, uma em março e outra no segundo semestre. Além disso, o edital para qualificação de novas aceleradoras está aberto até 31 de janeiro, com até 12 vagas.

Confira, a seguir, a lista de empresas nacionais e internacionais selecionadas:

Startups1

 

Startups2

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.