Google é acusado de violar leis antitruste na Alemanha

0

Duas associações de jornais e revistas alemãs entraram, na segunda-feira, 18, com uma reclamação formal junto à Corte Federal de Cartéis do país contra o Google. De acordo com o New York Times, a BDZ e a BDZV alegam que o site de buscas mostra prévias de notícias de suas publicações nas páginas de resultados, o que viola as leis antitruste do país.
Segundo o porta-voz do Google, Kay Oberbeck, as autoridades alemãs exigiram que o site expusesse seu ponto de vista sobre o assunto. Oberbeck declarou que explicará o funcionamento de seus serviços e produtos "com prazer" e salientou que, "obviamente, o Google está de acordo com as leis da Alemanha". Para o executivo, o Google ajuda os sites de notícias com a geração de audiência e cliques, aumentando indiretamente suas receitas com publicidade.
A BDZ, a associação de jornais da Alemanha, declarou que, juntos, os sites dos jornais e revistas faturaram de 100 milhões de euros com publicidade no ano passado, enquanto o Google faturou de 1,2 bilhão de euros somente na Alemanha. Segundo o porta-voz da associação, Hans-Joachim Fuhrmann, "o Google diz que nos gera tráfego, mas o que acontece é que ele fatura bilhões e nós nada".
Além dos grupos de jornais e editoras, o Google também está enfrentando acusações de práticas irregulares do site de comparações de preços Ciao, da Microsoft, e do site alemão de mapas Euro-Cites. De acordo com o órgão do governo alemão, as acusações tratam de assuntos diferentes, mas estão intimamente relacionadas, já que visam fiscalizar a atuação da gigante das buscas nos mercados em que atua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.