Pensar como startup é vital para um líder

0

Quando as startups começaram a surgir com força total, intimidando o mercado, até então, preso ao topo da experiência e às tradições, muitos pensaram que poderia ser mais uma onda, uma bolha fadada a arrebentar, como tantas outras. Ou não seria?

De fato, muitas não sobreviveram ao primeiro ano de vida, mas as que vingaram, mudaram e continuam mudando o curso da história no setor de tecnologia. Com uma ideia revolucionária na cabeça e uma estratégia na mão, muitas delas lideradas por jovens de pouco mais de 25 anos, derrubaram paradigmas. Como pode? Alguns se tornaram milionários e mudaram o comportamento da sociedade de maneira irreversível por meio da tecnologia.

Enfim, depois de sonos perturbados e indagações sobre os modelos de negócios praticados e como poderiam ser transformados (acredito que muitos CEOs passaram por isso), tive a certeza de que era preciso pensar como startup. Com uma especial vantagem: experiência na bagagem. Apesar de sempre procurar me reciclar, trocar ideias com meus sócios e em eventos-chave, que me faziam sentir seguro e confiante, fiz uma DR (Discutir Relação) comigo. Foi assim…

E, então, algumas questões me cutucaram a mente: O que tenho feito de realmente novo em minha trajetória de liderança para sair do lugar comum? Atingir metas de crescimento pode me acomodar a ponto de ser surpreendido com desafios de um futuro iminente para o qual preciso me preparar? Este futuro que se esgueira a todo instante pelas brechas do meu dia a dia e que não deve me preocupar e sim me impulsionar.

A cada inovação que surge no mercado, que transforma os hábitos das pessoas em todo o mundo, aprendo um pouco mais e leva a me reinventar constantemente, a ousar de forma mais destemida, como no início da minha carreira, munido da curiosidade adolescente. Assim, estabeleci um exercício diário: retomar buscas, compartilhar, mergulhar no conhecimento e ampliar o status da minha visão para além de 360°, observando com sensibilidade a óptica de profissionais de diferentes áreas, competências e habilidades, sem barreiras. Afinal, todos podem e devem somar algo ao ecossistema de negócios. Passei, portanto, a pensar startup…

Essa transformação foi mágica e vital para minha atuação no mercado e me manter mais perto de startups, contribuindo para conhecer melhor e acelerar essas jovens empresas – um universo altamente instigante.

O líder da era digital precisa ter: cabeça de startup e a determinação de quem conhece os meandros desse mercado em franca transformação. Com energia total! Pronto para a economia digital, a inovação aplicada, um agente da transformação em constante evolução, visando alavancar a eficácia de modelos de negócios.

Que tal pensar startup? Pense nisso…

Paulo Marcelo, CEO da Solutis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.