Governo português mantém golden share na Portugal Telecom

0

Apesar do veto Comissão Européia, o governo de Portugal reafirmou a decisão de manter a golden share na Portugal Telecom, maior operadora de telecomunicações daquele país ? que, no Brasil, é uma das controladoras da Vivo. O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje, 19/4, que nenhum acionista pode se sentir prejudicado pelo fato de o Estado manter a sua participação especial da empresa.

Para a Comissão Européia, a manutenção da golden share ? correspondente a um lote de 500 ações preferenciais, que dão direito a veto em questões estratégicas, como a aquisição da empresa por uma companhia estrangeira ? fere as normas comunitárias.

A Portugal Telecom foi privatizada em 1996. O ministro salientou que, ao longo desse período, o governo português nunca exerceu o seu direito a veto. Para ele, a golden share deve ser mantida por razões de ?interesse público?.

Em relação ao interesse do grupo português Sonae pela operadora, anunciada em fevereiro, o ministro disse que ainda não sabe qual será a posição oficial do governo. A eventual operação de compra enfrenta oposições. Hoje, cerca de 2 mil funcionários da Portugal Telecom se concentraram em frente à Assembléia Nacional, em Lisboa, para exigir a rejeição da oferta de 11 bilhões de euros feita pela Sonaecom, do grupo Sonae.

Os funcionários protestaram contra a falta de resposta do governo a suas dúvidas sobre o futuro da empresa e entregaram uma moção na residência oficial do primeiro-ministro, José Sócrates, exigindo a intervenção do governo, para impedir a venda da Portugal Telecom. Segundo a moção, se a operação se concretizar, pode resultar na demissão de pelo menos 3,5 mil trabalhadores, no fim do sistema de saúde próprio e em um possível colapso do Fundo de Pensões da Portugal Telecom.

Os funcionários também prevêem o aumento de preços e a piora no serviço da operadora, considerando que a Sonaecom teria quase um ?monopólio? do setor. Além disso, acreditam que a Sonaecom não faria os investimentos necessários para modernização e inovação devido a seu endividamento pela compra.

Segundo o texto entregue ao premiê, a Portugal Telecom investe em Portugal cerca de 600 milhões de euros por ano em telecomunicações, é responsável por mais de 33 mil trabalhadores da ativa e aposentados e por seis fundos de pensões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.