FSB avalia positivamente sistema de registro de transações financeiras brasileiro

0

Financial Stability Board (FSB) divulgou nesta quarta-feira, 19,, o relatório de avaliação do Brasil resultante do processo denominado "FSB Peer Review of Brazil" que destacou os progressos significativos no campo da estabilidade financeira feitos pelo país. O FSB, composto pelas principais economias do mundo, ressaltou o pioneirismo no trabalho que tem sido conduzido pelo Banco Central do Brasil em relação aos seus pares, para o registro de dados de transações financeiras e do seu uso para fins de monitoramento do risco sistêmico.

FSB citou diversos fatores que contribuem para a efetividade do sistema de registro de transações financeiras e de monitoramento do risco sistêmico, tais como:

  • Requerimentos abrangentes para o registro de dados nas centrais de registro (TR), incluindo operações de balcão (OTC), derivativos, empréstimos, câmbio, ações e renda fixa.
  • Registro obrigatório da identificação de cada contraparte nas transações financeiras.
  • Acesso direto aos dados pelo BCB e pela CVM, ao nível da transação, de múltiplas classes de ativos, propicia à utilização das informações de acordo com os respectivos mandatos.
  • Responsabilidades alocadas às TR para assegurar elevados padrões de qualidade e processos de validação dos dados.
  • Uso do CPF/CNPJ (código fiscal brasileiro) para realizar a agregação dos dados.
  • Boa cooperação entre as autoridades, tanto pelos acordos bilaterais quanto pela coordenação interagências como o COREMEC.
  • Significantes recursos empregados pelo BCB para análise dos dados das TR.

Destacou ainda a amplitude e a profundidade dos dados disponíveis nas registradoras que propiciam ao BC a capacidade de conduzir o monitoramento extensivo do risco sistêmico usando diversidade de instrumentos de análise, como indicadores de "early warning" sistematizados, análise de contágio e testes de estresse macroeconômicos. Permite ainda a supervisão e a vigilância dos participantes do mercado, dos recintos de negociações e das infraestruturas do mercado financeiro; o monitoramento do mercado financeiro; os estudos de impacto e a calibragem das políticas regulatórias; bem como serve de subsídio para as ações de supervisão de conduta de mercado e "suitability"

O Peer Review é uma avaliação periódica realizada pelo FSB, a cada cinco anos, para verificar o nível de implementação e de efetividade de padrões e políticas de regulação e de supervisão acordados pelos países-membros do G20, considerados relevantes tanto para o País quanto internacionalmente. A equipe do Peer Review é composta por representantes do próprio FSB e por profissionais dos bancos centrais e das entidades de supervisão dos países que integram o G20. O Brasil foi o 19º País avaliado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.