Apesar do foco em software e serviços, BlackBerry faz acordo com Foxconn para produzir smartphone

1

A BlackBerry e a Foxconn anunciaram um acordo para o desenvolvimento e fabricação de um smartphone que será vendido na Indonésia e que deverá ser lançado naquele mercado ainda neste ano. Na semana passada, a fabricante começou a vender no país o seu modelo Z3, um smartphone também desenvolvido especificamente para o consumidor indonésio.

A parceria entre as duas empresas, na realidade, não é nova, já que o Z3 também foi projetado e distribuído pela fabricante taiwanesa, que é mais conhecida como fabricante de iPhones e iPads, da Apple. O novo acordo vem em um momento crítico para a BlackBerry que, embora venha registrando queda nas vendas de smartphones globalmente nos últimos anos, a receita proveniente desses aparelhos continua a ser vital para a companhia.

O CEO e presidente do Conselho de Administração da BlackBerry, John Chen, vem tentando mudar o foco da empresa para as áreas de software e serviços, mas essa estratégia ainda não produziu os resultados esperados. Mas sem o negócio de telefonia, a BlackBerry seria uma empresa significativamente menor.

Ao fechar novo acordo com a Foxconn para produzir smartphones, Chen pode estar ganhando tempo — mesmo que apenas um pouco. "Chen quer apenas sustentar o negócio de celulares enquanto define o caminho a seguir", disse Nick Spence, analista da ABI Research, em Londres, ao New York Times.

Na semana passada, embora muitos sites na Ásia tenham comentando sobre o aparente pouco interesse do consumidor pelo Z3, a BlackBerry disse em um post em seu blog que o novo aparelho atraiu interesse substancial e tinha vendido muitas unidades até sexta-feira, 16, mas não forneceu quaisquer números de vendas.

A IDC estima que participação de mercado da BlackBerry na Indonésia foi de 4% durante o primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 25% na comparação trimestral anual. A favor da empresa, no entanto, há o fato do BlackBerry Messenger (BBM), seu serviço de mensagens instantâneas, permanecer extremamente popular naquele país.

Apesar do suposto sucesso do Z3, Chen disse que a BlackBerry vai continuar a projetar o hardware e software para smartphones mais caros, destinadas aos mercados europeu e norte-americano, pelo menos por ora.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.