Gemalto vai fornecer cartões com chip para área de saúde da Alemanha

0

A Gemalto, empresa especializada em segurança digital, venceu concorrência realizada pela operadora alemã de fundo de seguro saúde Allgemeine Ortskrankenkasse (AOK) para fornecer e personalizar 35 milhões de cartões e-health-cards para os usuários do sistema de saúde da companhia. O contrato, cujo valor não foi divulgado, é fruto da participação da Gemalto no primeiro programa piloto de saúde daquele país baseado em cartões microprocessados de segurança.

O novo cartão de saúde, segundo a empresa, permite a inserção de prescrições eletrônicas, o que eliminará as receitas em papel. Outro benefício é que com o uso da nova tecnologia exames duplicados serão extintos. O cartão também funcionará como um dispositivo de segurança, realizando a autenticação do paciente, o que irá contribuir para a redução dos custos com fraudes e o aumento da privacidade.

Segundo a Gemalto, o cartão permitirá o acesso seguro ao arquivo médico eletrônico do paciente, com dados para emergência como grupo sangüíneo, alertas de alergia e tratamentos em andamento. Para acessar as informações os profissionais da área de saúde terão que possuir uma senha e a autorização do paciente.

De acordo com o vice-presidente executivo da Unidade de Negócios de Segurança da Gemalto, Jacques Seneca, o contrato com a AOK fortalece o posicionamento da empresa no setor de saúde, após as recentes conquistas na Argélia, Bélgica, China, Finlândia, França, México, Porto Rico, Reino Unido, EUA e Eslovênia.

O programa do governo alemão envolverá 80 milhões de pacientes, 350 mil médicos e dentistas, 2 mil hospitais e 22 mil farmácias. O serviço de saúde alemão funciona de forma descentralizada, com cerca de 250 seguradoras com suas próprias infra-estruturas e processo de suprimento. Os planos de saúde são estatais ou privados. Cerca de 90% da população é coberta pelo plano de saúde estatal e o restante usa um plano de saúde privado. O plano de saúde estatal não paga pela consulta médica nem pelos remédios ? somente uma pequena taxa fixa.

No sistema existente, os fundos das seguradoras têm que emitir um novo cartão para o cliente sempre que houver uma mudança administrativa, mas o sistema de cartão baseado em microprocessador permite a atualização da informação, após o cartão ter sido emitido, reduzindo com isso o custo operacional. O cartão eletrônico de saúde terá a informação da prescrição médica, e tornará obsoletos os 700 milhões de prescrições escritas a mão por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.