Amadeu sustenta que política de software livre terá continuidade

0

A saída ou permanência de Sérgio Amadeu à frente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) só deve ser definida na próxima ou na semana seguinte. A expectativa é que a decisão seja anunciada quando da divulgação pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, da nova política de tecnologia do governo.
Embora Amadeu diga ter um acordo com a ministra de não se pronunciar sobre o assunto, o mercado já dá como certa a sua saída. Levado ao posto pelo ex-ministro José Dirceu, ele estaria aguardando apenas Rousseff tomar ciência de todos os projetos em andamento.
Em entrevista a este noticiário, durante anúncio na quarta-feira 17 da criação da Rede de Usuários de Tecnologias Abertas (ou Otun-Open Technology Users Network), entidade sem fins lucrativos que tem como meta incentivar o desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias abertas, Amadeu deixou escapar que sua saída em nada modificará política de software livre do governo. "A ministra é uma entusiasta do software livre e, à medida do possível, vai intensificar o seu uso em todas as esferas do governo federal", garante.
Apesar da crise que se abateu sobre o governo com as denúncias envolvendo os Correios e o mensalão, Amadeu diz que continua tratando de uma série de projetos no ITI. O argumento dele para a continuidade da política de software pelo governo é que hoje 30% dos servidores dos órgãos federais já rodam programas de código aberto. "Não acredito que alguém vá chegar lá e arrancar todos esses programas das máquinas e começar de novo", diz Amadeu, acrescentando que mesmo na Prefeitura de São Paulo, por onde ele havia passado antes, os projetos envolvendo software livre vêm tendo continuidade com o prefeito José Serra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.