Hospital Santa Paula ganha visão global e integrada após adotar sistema de gestão

0

A qualidade é considerada um diferencial no relacionamento empresa-cliente e essa regra não exclui a área da saúde. Ao contrário, mais e mais hospitais têm adotado ferramentas de TI para dar sustentação aos seus serviços e assim ganhar competitividade. O Hospital Santa Paula, na capital paulista, não foge à regra. A instituição trocou, em 2007, aplicativos desenvolvidos internamente, e que não mais atendia às suas diretrizes, pelo pacote de gestão hospitalar Tasy, da Wheb Sistemas, em julho de 2007.
A substituição causou apreensão quanto à possibilidade de perda de faturamento médio anual de R$ 1,5 milhão, aproximadamente, no período de operacionalização do sistema. Mas as características do Tasy superaram o receio. Resumidamente, o sistema fornece aos gestores uma visão global e integrada da organização, prometendo alto desempenho nas atividades operacionais e estratégicas, além de gerar dados que subsidiam a tomada de decisão e contribui com as melhores práticas de gestão.
"No Santa Paula, o Tasy é único, utilizado como ferramenta principal tanto na área assistencial quanto administrativo. Ele faz toda a gestão, exceto RH (a plataforma Microsiga faz essa administração). Temos outras aplicações que dão suporte à parte assistencial, que estão, entretanto, ligadas ao Tasy", informa Alexandre Dias, gerente de tecnologia da informação e comunicação do Hospital Santa Paula.
O diretor administrativo do Santa Paula, Roberto Schahin, diz que a adoção do sistema serviu como uma alavanca para a profissionalização dos processos do Hospital. "A integração entre os módulos nos deu várias vantagens: a gestão de recursos muito mais eficaz; economia em estoques; maior agilidade no faturamento – o pode ser traduzido em maior eficiência financeira; maior rastreabilidade de insumos; melhor gestão de contratos, por conta das ferramentas de análises; maior segurança ao paciente; e melhor controle de agenda cirúrgica", enumera.
Segundo Alexandre Dias, logo após a implementação, foi possível verificar os benefícios da solução, pois o hospital teve um aumento de 30% no número de pacientes assistidos no pronto-atendimento. "Sem o sistema não teríamos como suportar esse crescimento. Hoje, com o volume atual de atendimento, internação e ocupação, seria praticamente impossível operar o Hospital sem o sistema de gestão. Precisaríamos de muito mais gente e, com certeza, não teríamos como fazer", conta.
O Santa Paula contabiliza, atualmente, cerca de 980 internações por mês, 700 cirurgias, e 9 mil atendimentos do pronto-socorro. Dias informa que houve um aumento nesses números nos últimos anos devido a alguns fechamentos de hospitais da região onde a instituição está localizada, e as demandas, principalmente do pronto-socorro, foram redirecionadas.
Para armazenar todos esses dados gerados pelos aplicativos, o Hospital utiliza um data center interno, com 12 servidores e, este ano, está atualizando o parque de informática, hoje com 350 desktops. Além disso, está em andamento o upgrade em infraestrutura de rede, pois a atual está em vigor há algum tempo e as aplicações superaram a capacidade. Na parte de sistemas existe um projeto para implementar a administração de beira leito, com a utilização de dispositivos móveis como iPads.
O Santa Paula já possui10 tablets e planeja chegar a 30 ou 40 dispositivos até o fim do ano, equipando o grupo de enfermagem responsável pela administração de medicamentos. "Em 2012, projetamos uma nova expansão, para chegarmos a 140 unidades", finaliza o executivo de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.