Operadoras anunciam interoperabilidade para MMS

0

As operadoras móveis Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM, Claro, CTBC, Oi, Telemig Celular, TIM e Vivo escolheram a VeriSign como fornecedora da plataforma comum para a troca de mensagens multimídia, as chamadas MMS, que permitem o envio de imagens, texto e áudio para celulares.

Até hoje essa troca era possível apenas entre clientes de uma mesma operadora. A Sercomtel, por ser pública, está analisando o contrato e deve juntar-se em breve ao consórcio de operadoras, segundo sua assessoria de imprensa.

Gabriel Mendes, gerente de Value Added Service da TIM, destaca que a interoperabilidade incrementará o serviço oferecendo a mesma facilidade do SMS. ?Esperamos expandir o serviço de MMS em 30% a 40% até o final do ano?, diz Mendes.

A norte-americana VeriSign centralizará as conexões, gerenciará o tráfego e adaptará o conteúdo, quando necessário, para o padrão usado pelos receptores. ?A empresa está ligada às operadoras por meio de redes privativas virtuais (VPNs) e vai funcionar como um grande hub, basicamente fazendo a transcodificação GSM para CDMA e vice-versa?, explica André Gustavo Sant?Anna, diretor da VeriSign para a América Latina.

Escolha

Para o fornecimento da plataforma, as operadoras fizeram uma seleção entre quatro empresas, sendo que na fase final competiram a VeriSign e a norte-americana Mobile365.

Após as avaliações técnicas, a VeriSign ganhou o contrato, assinado separadamente pelas operadoras. ?Pelo número de empresas envolvidas, o Brasil é o maior mercado de interoperabilidade de MMS no mundo?, diz Sant?Anna. Na fase de pré-teste, nos meses de julho e agosto, o serviço de MMS cresceu 60% de um mês para outro.

A VeriSign também é fornecedora de operadoras do Canadá e dos EUA. ?Em nenhum dos dois casos houve uma união das operadoras para uma plataforma comum, mas contratos caso a caso?, diz Sant?Anna.

Para José Moreira, diretor de marketing de regulamentação da Amazônia e Telemig Celular, a interoperabilidade viabilizará o crescimento do mercado de MMS com a conseqüente queda de preços do serviço. Alberto Blanco, diretor de marketing da Telemar/Oi, também destaca que as operadoras esperam um crescimento do serviço no País.

O acordo para o MMS difere da interoperabilidade conseguida com o SMS porque as operadoras firmaram acordos uma a uma (ponto a ponto) e não usam uma plataforma comum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.