Anatel interfere indevidamente na iniciativa privada, diz Telefônica

0

Para a Telefônica, a Anatel extrapola sua competência regulatória ao intervir indevidamente no setor privado através da criação de metas de qualidade para a banda larga. "Sendo o SCM um regime prestado em regime privado, a tutela pública é forçosamente menor, estando seus prestadores submetidos sobretudo à dinâmica de mercado, e não a padrões de conduta impostos pelo regulador", afirma a operadora na consulta pública sobre as metas de qualidade para a banda larga que terminou na última sexta, 16.

A operadora invoca o artigo 126 da LGT, segundo o qual a exploração do serviço em regime privado será baseada nos princípios constitucioanis da atividade econômica. Assim, a liberdade haverá de ser a regra e a intervenção estatal, exceção. "A interferência do Órgão Regulador, que deve ser mantida nos níveis mínimos necessários à existência da competição, verifica-se também em relação a aspectos que dizem respeito tão-somente à Prestadora e à sua estratégia de fidelização de clientes", diz a operadora.

Objeto

Já empresas como AES, TIM, GVT, Claro e Embratel chamam a atenção ao fato de o SCM ser um serviço que não compreende apenas a banda larga prestada para o usuário residencial. Sob a licença de SCM, as empresas também atendem ao mercado corporativo e ao mercado de atacado (carrier de carrier). Por isso, as empresas argumetam que é necessário que a Anatel esclareça que o objeto das metas são as redes de "suporte ao acesso em banda larga", como determina o decreto 7512/2011, que instituiu o PGMU III e a necessidade da criação de metas de qualidade para a banda larga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.