Planejar e executar: hora de aplicar competências e estilos

0

Um vendedor deve ser um estrategista, um comunicador, um especialista em RH, um psicólogo, um leitor de mentes, um estatístico, e acima de tudo um excelente administrador de seus próprios recursos pessoais.

Contudo, todas estas responsabilidades, podem ser divididas em quatro categorias que aqui chamamos de competências: território, conta, contato e ciclo de vendas Até aí, nenhuma novidade – esta forma de olhar os desafios diários dos vendedores é a evolução natural conquistada em muitos e muitos anos de tentativas e erros e experiências. Embora tenhamos simplificado as coisas e reduzido o gerenciamento de vendas a quatro competências ainda resta uma questão importante cuja resposta é de difícil análise: ‘Qual das quatro devo dominar?’ A melhor resposta a se dar é que as competências são interdependentes, e os vendedores devem dominar todas elas. Os melhores vendedores dedicam a mesma atenção para as quatro, conseguindo assim uma abordagem harmônica para suas atividades. 

Mas não é tão simples assim. Se analisarmos, por exemplo, o gerenciamento de contas iremos certamente concluir que o relacionamento é um dos principais segredos para o sucesso. Não é possível gerenciar as contas sem fortalecer o relacionamento com os contatos desta conta. São com eles que oportunidades serão identificadas e junto a eles que poderemos planejar as ações em cada conta. Os vendedores, porém, não podem confiar tão somente nos relacionamentos para sobreviver; em algum ponto do processo, portanto, as genuínas habilidades de venda serão chamadas a competir, e é quando o gerenciar o ciclo de vendas entra em jogo. Falamos agora em executar.

Analisando em maior profundidade duas destas competências: contatos e ciclos de venda, me ocorre outra reflexão: e os estilos de vendas? Quais as suas influências e como usá-los da melhor forma?

Existem pelo menos duas situações bem distintas enfrentadas pelo vendedor onde dois dos estilos predominantes no profissional praticamente não se mesclam. O que separa essas duas situações é saber se o cliente está atualmente envolvido em um processo de compra ou não. Esta separação é igualmente útil para se identificar quando se deve planejar e quando é hora de executar. Se o cliente estiver ativo, ou seja, no meio do ciclo de vendas, o vendedor vai estar fortemente focado na oportunidade, mas se o cliente estiver em um período entre compras, o foco do vendedor será no relacionamento e em manter-se bem posicionado enquanto procura identificar as oportunidades de venda para o futuro. Estes dois estilos, foco em relacionamento e foco em oportunidade, influenciam de forma diferente o cenário de vendas em momentos distintos: quando o momento exige criar confiança para entender cenários e levantar oportunidades é hora de planejar e o foco no relacionamento predomina. Já quando a hora é defender a proposição e fazer a melhor oferta ao cliente, o momento é de executar e o foco deve ser na oportunidade.

Embora muito diferentes entre si, estes estilos possuem uma característica em  comum: ambos dependem enormemente do domínio que o vendedor tem de gerenciar contatos e o ciclo de vendas.

Tratar de relacionamentos e, em igual importância, mantê-los durante um ciclo de vendas é uma função do vendedor que mais se assemelha a uma arte. O uso de tal arte deve, porém, ser controlado para acontecer no lugar certo e na hora certa. É a hora de usar a competência para gerenciar contatos e é a hora do foco no relacionamento.

Durante um ciclo de vendas, onde ocorre o principal motivo do trabalho de um vendedor, ganhar uma oportunidade, o vendedor exercita habilidades de venda especiais com um só objetivo em mente: convencer o cliente de que sua proposta é a que melhor às suas necessidades. Este é um momento que requer a venda focada na oportunidade.

A venda focada no relacionamento depende do domínio da competência de “Gerenciamento de Contatos” enquanto dominar a competência de “Gerenciar o Ciclo de Vendas” é condição essencial para que a venda focada na oportunidade ocorra.

Embora importantes, as competências para gerenciar contatos, contas e territórios são apenas três formas diferentes de lidar com aquilo que se deve fazer em vendas, que é mobilizar os melhores esforços do vendedor para planejar e desenvolver oportunidades de forma estruturada alimentando o tão necessário funil de vendas. É onde o CRM adquire uma profunda importância.

Gerenciar o ciclo de vendas é, contudo, competência central. É a hora da execução, quando o objetivo é estudar as oportunidades da carteira, analisar as de maior potencial e trabalhar duro para ganhar da concorrência. É o momento de se elaborar o forecast e determinar estatégias vencedoras e onde o vendedor pode ter o benefício mais tangível da automação. É quando a automação de vendas aplicada com precisão  é essencial para  ajudá-los a vender mais!


Enio Klein é professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP, Dretor da K&G Sistemas e General Manager da operação SalesWays no Brasil.www.salesways.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.