Simplicidade e segurança na preservação de informações

0

O mundo digital que está sendo criado a partir da internet cresce exponencialmente e favorece a convivência, nem sempre pacífica, de sistemas cada vez mais sofisticados, que, diariamente, permitem a realização direta de negócios milionários. Esse mundo eletrônico torna tudo mais simples, prático, cômodo e rápido. Ao mesmo tempo, cria uma nova preocupação: a exposição e a segurança dos usuários do sistema. Dados e informações disponibilizados pelos usuários  ficam como que perdidos ou embaralhados nessa imensa rede, sempre observada com muita atenção e tecnologia pelos criminosos. Dessa maneira, há o risco de ser a próxima vitima. Com isso, o sistema mostra sua fragilidade e o criminoso, sua competência, duas situações inadequadas. Exemplo recente, ao qual somam-se vários outros em sites de comércio eletrônico em todo o mundo, é o caso da invasão aos usuários do PlayStation e também da Nintendo. Então, quem não entra nessa nuvem?

Nesse contexto, o Brasil se destaca como um dos países mais evoluídos em internet banking, business to business, o famoso B2B, e o menos famoso, mas não menos importante, business to consumer (B2C). Essa liderança exige atenção, seriedade e responsabilidade, além de uma legislação específica, que ainda engatinha. Vivenciamos aí um conflito interessante: enquanto ganhamos em praticidade, agilidade e alta tecnologia, perdemos em segurança, ao termos nossas informações expostas e disponíveis, à mercê de quadrilhas de fraudadores altamente especializados, com a diferença (se é que há algum beneficio – e existe) de que nossa vida é preservada e não ficamos expostos a uma arma ou rodando em um veículo para saques relâmpagos em caixas eletrônicos.

Por isso, muito tem sido investido em segurança nos últimos cinco anos, porém, o crime é mais rápido e a cada dia mais sofisticado. No Brasil, são 9 bilhões de transações eletrônicas, segundo as últimas pesquisas divulgadas por empresas fabricantes de antivírus e por instituições financeiras. É devido a esse volume que o país detém um outro título – não muito elogioso e nada agradável – de ser um dos líderes em produção de vírus especializados no roubo de dados bancários (os trojan bankers), responsáveis por prejuízos da ordem de R$ 900 milhões, em 2009, e que, neste ano, já somam perdas da ordem de R$ 450 milhões, e crescem minuto a minuto.

As estatísticas comprovam que, conforme os serviços são ampliados e facilitada a vida do consumidor, os ataques só aumentam, e com uma criatividade espantosa. Esses criminosos roubam eletronicamente um bem que não tem preço: informações e com elas, é claro,  dinheiro. Esses dados e essa realidade tornam premente o uso de ferramentas para coibir as fraudes, promovendo uma mudança cultural semelhante à causada pelo surgimento da internet. Uma das garantias para atuar nesse mundo digital com segurança são as soluções de assinatura eletrônica e autenticação para acesso via web, sejam elas quais forem.

Transações seguras

Num futuro próximo não mais será permitida a transferência de valores sem um dispositivo eletrônico. Todo o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) já trabalha com pessoas assinando digitalmente transações via web. São bilhões de reais trafegando diariamente, em aplicações e remessas de dinheiro. Na área de saúde, o projeto de lei que instaura o Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP) para os usuários do Sistema Público de Saúde (SUS), aprovado no Senado em março último, exige a utilização de dispositivo eletrônico de transação. Nas transações bancárias, a autenticação digital está cada vez mais presente. O Brasil – que possui o melhor sistema bancário do mundo – conta com infraestrutura de chaves públicas e tem nos bancos um dos propulsores desse cenário.

Nos EUA, em um artigo datado de 15 de abril de 2011, o Financial Institutions Examination Council (FFIEC), órgão no Brasil comparável à Febraban, está dependendo de apenas uma assinatura para tornar efetiva a determinação para utilização de produtos que autentiquem e assinem  digitalmente uma transação financeira, ou produtos que possuam mais de dois fatores efetivos de autenticação.

Na negociação de ações via home broker, em franco crescimento no país, a autenticação e a assinatura de transações já garantem segurança muito forte nas transações e contribuem para possibilitar assembleias de acionistas via web, permitidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde janeiro deste ano. Essas deliberações traçam perspectivas muito favoráveis para o mercado e criam um caminho sem volta, apesar dos aspectos conservadores da cultura, com muitas pessoas ainda considerando o papel um meio mais seguro de comprovação do que o digital.

O Brasil tem alternativas diversas que possibilitam ao usuário a certeza da validação do processo e de que sua transação não será interceptada por hackers, algumas desenvolvidas e fabricadas em território nacional, como os tokens, que permitem uma transação segura, gerando senhas aleatórias a cada 36 segundos, não só autenticando como é hoje, mas, sim, autenticando de forma digital, inclusive via celular ou computador para quem considera o token um complicador.

Aos céticos com relação à segurança do processo, um alerta: é muito mais difícil modificar um documento assinado digitalmente do que o papel. A autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas estão garantidas pela tecnologia desenvolvida graças aos avanços, nos últimos 30 anos, da criptografia. Além de possível, é simples ser seguro.

*César Lovisaro Neto é diretor comercial da BRToken.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.