Embrapii realizará parcerias com parques tecnológicos no país

0

A recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) estabelecerá parcerias com parques tecnológicos de todo o país. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 18, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, no evento comemorativo dos dez anos do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense.

A Embrapii, uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é uma das iniciativas do Plano Inova Empresa, que soma R$ 32,9 bilhões orçados até 2015 e tem como um de seus pilares o estímulo a parcerias, como aquelas entre empresas e universidades. "Assim, iremos fomentar a pesquisa aplicada às necessidades do mercado, e o conhecimento vai gerar riqueza, renda e empregos", sintetizou Raupp. "O principal propósito da Embrapii é justamente articular parcerias entre atores ligados à oferta e à demanda do setor de pesquisa e desenvolvimento". A entidade foi qualificada como organização social no começo do mês.

Oportunidades

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, acrescentou que é preciso aproveitar a janela de oportunidades existente no país para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, o que fará a inovação contribuir para o crescimento econômico e social. Um dos caminhos para essa ponte entre meio acadêmico e empresas é a existência dos parques tecnológicos. "Dinamismo é a marca do da UFRJ. A maturidade da Coppe [Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia], a massa crítica da universidade e os pesquisadores contribuem para o sucesso do empreendimento", disse.

O diretor executivo do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, Maurício Guedes, destacou a revitalização da área, antes canteiro de obras para a Ponte Rio-Niterói, e a importância da proximidade entre empresas nascentes e consolidadas. O parque tem hoje 34 companhias, sendo 12 de médio e grande porte, como GE, Schlumberger e Halliburton, e 22 startups. A previsão para os próximos cinco anos é que o espaço receba mais 200 empresas. Com informações do MCTI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.