CPqD lança aplicativo para facilitar uso de smartphones por idosos

0

O CPqD acaba de colocar na loja de aplicativos do Google dois aplicativos de inclusão social. O primeiro deles é o CPqD facilita, aplicação que tem como foco pessoas idosas ou com dificuldade em lidar com tecnologia. A outra é o CPqD Alcance+, nova versão do aplicativo destinado a pessoas com deficiências visuais, que já atingiu 34 mil downloads na loja do Google.

Os dois são resultados do projeto Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia (Avisa), que vem desenvolvendo com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque (touchscreen) por idosos, pessoas com baixo letramento, cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar.

O destaque do CPqD Facilita é a padronização da tela do smartphone, que passa a ser dividida em grandes áreas, com letras e ícones áceis de enxergar. O app oferece ao usuário a possibilidade de configurar o tamanho das letras exibidas na tela, bem como de utilizar o recurso de síntese de fala para ouvir as funções e avisos (por exemplo, sobre carga da bateria, mensagens recebidas, disponibilidade de rede sem fio, etc.).

Em outras palavras, o aplicativo "fala" a função na medida em que o usuário desliza seu dedo sobre a tela. Esse recurso também pode ser utilizado para, se o usuário preferir, ouvir diversos conteúdos – como e-mails, notícias, previsão do tempo, entre outros. Outra facilidade está na navegação pelas páginas no menu: basta deslizar o dedo da esquerda para a direita da tela (ou vice-versa), como se estivesse folheando um livro.

Já o CPqD Alcance+ é uma atualização tecnológica do aplicativo lançado em 2013, com foco em pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar. Destinada a smartphones equipados com sistema operacional Android 5.0 (ou superior), a nova versão tem como principal destaque o recurso de envio e recebimento de e-mails com leitura do conteúdo por meio de síntese de fala. Além disso, agora o usuário pode escolher o tipo de voz para ouvir suas mensagens e informações: masculina ou feminina.

Para quem tem smartphones com versões mais antigas do Android, o CPqD Alcance continua disponível para download na Play Store. Todos os aplicativos do CPqD podem ser baixados gratuitamente na loja do Google.

O projeto AVISA conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da FINEP e está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, no interior de São Paulo. Desde junho, um grupo de voluntários do CPC – entre idosos, pessoas com deficiências visuais e com baixo letramento – participa do teste piloto do projeto, que tem término previsto para o início de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.