CVM autoriza fundos a investirem em criptomoedas no exterior

0

Fundos de investimento regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estão autorizados a investir indiretamente em criptomoedas, mas cabe aos gestores e auditores conduzir determinadas diligências na aquisição e manutenção desses ativos em carteira, segundo ofício divulgado nesta quarta-feira, 19, pelo órgão regulador, informou a agência Reuters..

O documento cita que a instrução CVM nº 555 "autoriza o investimento indireto em criptoativos por meio, por exemplo, da aquisição de cotas de fundos e derivativos, entre outros ativos negociados em terceiras jurisdições, desde que admitidos e regulamentados naqueles mercados".

A recomendação da autarquia é de os investimentos sejam feitos por meio de plataformas de exchanges submetidas à supervisão de órgãos reguladores, visando coibir práticas ilegais como lavagem de dinheiro. Contudo, o ofício destaca que não há vedação explícita a investimentos feitos de outra forma.

"Assim, é importante que o gestor adote diligências para minimizar o risco de fomentar a oferta de um criptoativo fraudulento, com a verificação das variáveis relevantes associadas à emissão, gestão, governança e demais características do criptoativo", diz a CVM no documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.