Setor de telecom quer a regulamentação da convergência

0

O impacto da convergência no processo regulatório brasileiro preocupa o setor de telecomunicações. Isso, em linhas gerais, é o que deixa expresso documento elaborado por representantes de diversos segmentos da área presentes ao Fórum de Telecomunicações, encontro anual organizado pelo Comitê de Tecnologia de Informação e Comunicações da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

O documento, que será encaminhado aos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, bem como a alguns senadores e à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, aponta que o arcabouço legal e regulatório brasileiro não está preparado para abrigar as mudanças decorrentes da convergência.

Há um consenso entre os representantes do setor quanto à necessidade de se criar, de forma gradativa, uma agência que tenha atribuições nas áreas de telecomunicações, radiodifusão e conteúdo. ?A convergência está gerando a necessidade de mudanças na legislação e o governo tem que definir a sua visão sobre o futuro das telecomunicações no país?, diz Humberto Cagno, presidente do Comitê de Tecnologia de Informação e diretor de telecomunicações da Siemens no Brasil.

Segundo ele, estão surgindo novas ofertas de serviços que não estão contempladas na Lei Geral de Telecomunicações (LGT), o que impede que as licenças atendam à convergência. ?A conseqüência disso é que os investimentos ficam retraídos e inibem a entrada de novos atores no mercado?, diz Cagno, ao observar que a oferta de novos serviços demandados pelos usuários fica prejudicada. ?Se as operadoras fixas quiserem oferecer serviços IP, como o de TV, por suas redes, não há nada na legislação dizendo se isso é permitido ou não.?

Por outro, o documento alerta que qualquer mudança na LGT para inserir a convergência deve ser feita com cuidado, para evitar que na revisão sejam perdidas conquistas importantes do setor. A lei, segundo representantes da área, atende à maior parte de suas demandas.

O documento explica que os conteúdos e sua distribuição pela internet tendem a intensificar o desequilíbrio de tráfego das redes projetadas para voz. As formas de acesso ao conteúdo e a criação de serviços, frutos da convergência tecnológica, têm estabelecido um novo paradigma de uso das redes de telecomunicações. Dessa forma, a regulamentação precisa ser adaptada, considerando, em especial, as necessidades dos usuários e dos modelos de negócios.

Um das propostas imediatas do setor neste item é de que a Anatel participe como membro oficial permanente das reuniões do grupo criado pela Presidência da República e coordenado pela Casa Civil, para propor uma Lei Geral de Comunicação de Massa. A experiência da agência e de seus técnicos, segundo o documento, pode representar importante contribuição para o anteprojeto.

Outro assunto importante tratado no documento foi a incerteza com o futuro do modelo do setor de telecomunicações. Há uma preocupação com respeito às leis e aos contratos assinados. Existe um consenso de que é preciso estabelecer políticas de longo prazo para nortear o setor e seus investimentos.

O documento foi elaborado a partir das discussões do 10º Fórum de Telecomunicações, realizado de 18 a 20 de agosto, no Guarujá (SP), reunindo 62 executivos de empresas, associações, órgãos públicos e consultores do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.