China bloqueia sites e impede navegação de internautas

0

Depois de bloquear, na quarta-feira (17/10), o acesso ao site de compartilhamento de vídeos YouTube em diversas cidades chinesas, as autoridades locais daquele país também desenvolveram mecanismos para impedir visitas às páginas de busca do Google, Yahoo e Live, da Microsoft.

Segundo os blogs Digital Marketing e Google Blogoscoped, quando os internautas digitam os endereços do Google, do Yahoo e do Live, além do YouTube, ou ainda qualquer indicação que contenha a palavra "search" (busca, em inglês), o navegador é automaticamente redirecionado para a página de entrada da ferramenta de buscas chinesa Baidu.

Embora o governo chinês não tenha anunciado ou comentado o bloqueio dos sites, a censura à navegação dos usuários da web, no entanto, é seletiva. O objetivo impedir que ?os chineses tenham acesso a conteúdo inadequado?, segundo disse uma fonte do governo chinês, que não quis se indentificar, as agências internacionais de notícias. O sites da Plaboy e da Penthouse, por exemplo, estão disponíveis, enquanto o da BBC, não.

Os bloqueios coincidiram com a realização, nesta semana, do 17º Congresso do Partido Comunista da China, dias em que a livre circulação de notícias de sites estrangeiros poderia expor informações desfavoráveis às políticas do governo.

O Google lastimou o bloqueio. "É lamentável, mas já vimos casos como esse e confiamos que o serviço será reestabelecido em um futuro muito próximo para nossos usuários", declarou um porta-voz da empresa à agência de notícias France Presse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.