Comissão aprova benefícios fiscais para jogos eletrônicos

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou substitutivo ao projeto de lei do deputado Carlito Merss (PT-SC) que estende os benefícios da Lei da Informática, de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ao setor de jogos eletrônicos.

Segundo a proposta, além dos programas de computadores, máquinas, equipamentos e dispositivos de tratamento da informação, a legislação beneficiará com incentivos fiscais os consoles de jogos eletrônicos.

O substitutivo do relator, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), restringe o benefício aos jogos destinados ao uso domiciliar, sejam eles utilizados com um receptor de televisão ou consoles portáteis individuais. Para ele, a oferta dos benefícios da política de informática poderá estimular a vinda das indústrias de jogos eletrônicos ao Brasil e reduzir o contrabando.

No entanto, o relator lembra que equipamentos de jogos eletrônicos incluem máquinas caça-níqueis, de sorteio e de gestão de bingos, simuladores de jogos de azar e outros aparelhos utilizados em atividades que hoje sofrem restrições legais no Brasil. "Se o texto original fosse aprovado, estaríamos incorrendo no paradoxo de oferecer incentivos fiscais à fabricação e ao comércio no mercado interno de aparelhos cuja utilização é, em muitos casos, ilícita."

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (também em relação ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.