Falta de divulgação online de contas pública poderá ter punição

0

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) que estabelece punições pela falta de divulgação de informações na internet sobre contas públicas. O objetivo é aumentar a transparência sobre arrecadação, orçamento e compras públicas em todos os níveis de governo ? federal, estadual e municipal.

O texto institui quatro penalidades administrativas para punir as autoridades que não divulgarem os dados adequadamente. A primeira é o registro do órgão como inadimplente no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). A segunda é a suspensão da autoridade máxima do órgão do exercício da função pública por, no mínimo, três meses ou até que a exigência legal seja executada. Outra penalidade é uma multa de até R$ 500 mil, a ser aplicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), à autoridade pública responsável. Por fim, há rejeição da prestação de contas anual do órgão responsável pelo TCU.

A Lei 9.755/98 determina que o TCU mantenha atualizada uma página na internet, com o título "contas públicas", para divulgação de dados e informações, tais como os montantes de cada tributo arrecadado pela União, estados, Distrito Federal e pelos municípios; relatórios resumidos da execução orçamentária; o balanço consolidado das contas; os orçamentos do exercício e os respectivos balanços do exercício anterior; e as relações mensais de todas as compras feitas pela administração direta ou indireta.

"Essa lei é um dos grandes marcos da transparência das contas públicas no país, mas a falta de penalidades na hipótese de descumprimento da obrigação, tem permitido que muitos órgãos públicos, num completo desrespeito a população, não disponibilizem os dados internet" pondera Hauly. O projeto, explica ele, corrige essa distorção e assegura ao cidadão completo acesso às contas públicas.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.