Sonda IT conquista certificação Tier 3 para data center

0

Com um investimento da ordem de R$ 14 milhões, a Sonda IT, grupo chileno de serviços de TI e integração de sistemas, obteve nesta quarta-feira, 19, a certificação emitida pela TÜV Rheinland para seu novo data center construído na região de Tamboré, na Grande São Paulo, um selo inédito na América Latina que avalia a operação em pleno funcionamento, sob os aspectos de consumo de energia, climatização, segurança, combate a incêndio, controle de acesso e monitoramento.

A empresa, que já detinha a certificação Tier 3 da TÜV Rheinland, concedida em função da aprovação do projeto do data center, recebe esta segunda, que assegura o funcionamento de tudo que estava previsto em projeto. Segundo a certificadora, na prática, a Sonda IT é a única empresa na América Latina a ter um data center operando de acordo com as exigências dos padrões internacionais.

O data center foi instalado num prédio que começou a ser construído há três anos e consumiu investimentos de R$ 65 milhões. Ele tem de 22 mil metros de área construída e abriga, também, a nova matriz da companhia no Brasil. A estrutura contempla ainda os procedimentos da TI verde no que tange à redução do consumo de energia. “Nosso data center tem capacidade para 1,6 mil servidores que estarão disponíveis para compor novas ofertas de serviços ao mercado, como a virtualização de ambientes, por exemplo, que é base para a computação em nuvem. Mais uma vez estamos ampliando o portfólio, que é reconhecido como o mais amplo leque de opções, atendendo às demandas das empresas de ponta a ponta”, afirma Ricardo Barone, vice-presidente executivo da Sonda IT no Brasil.

Por ser a maior revenda de licenças da SAP na região, a estratégia da empresa contempla, ainda, a hospedagem de aplicativos de missão crítica, como é o caso do ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa alemã.  A Sonda IT recebeu um prêmio de inovação no ambiente SAP, por uma solução verticalizada para a área de engenharia e construção, que será ofertada no modelo de cloud computing.

Certificação garantida

“Nossa meta era garantir um ambiente com a máxima segurança e disponibilidade, um importante diferencial frente às novas ofertas que queremos dispor ao mercado de forma pioneira”, explica Marcelo Perego, diretor de tecnologia da Sonda IT. A TÜV Rheinland acompanhou, por meio de uma auditoria constante, todo o ciclo de construção do data center para assegurar que o projeto fosse realizado de acordo com as normas. A obra entregue, executada pela Aceco TI, passou por testes de funcionamento e, em paralelo, foram verificados os procedimentos de segurança do prédio onde o data center está instalado.

Segundo a TÜV, da guarita blindada ao controle de acesso de pessoas por identificação biométrica, até o monitoramento do ambiente por um sistema de circuito fechado de televisão (CFTV) e a capacitação e treinamento das pessoas envolvidas na operação e na manutenção, a Sonda IT excedeu os requisitos definidos pela norma TIA 942. Todo o monitoramento do ambiente elétrico, ar e de líquidos é feito pelo software Netwatch. “Na América Latina não há outro data center certificado com tamanha abrangência”, afirma Arnaldo Barbulio, gerente de certificação de data centers da TÜV Rheinland.

Para garantir o funcionamento do ambiente com segurança e qualidade ao longo do tempo, a Sonda IT manterá um processo de manutenção preventiva com auditoria semestral, também realizado pela TÜV. Neste procedimento serão incluídos treinamentos constantes, simulações e reciclagem da equipe, prática que eleva o nível de amadurecimento dos responsáveis para a tomada de decisões nos casos de emergência. Além disso, também foi firmado um contrato de serviços com a Aceco TI para manutenção preventiva e corretiva, monitorado 24×7, cuidado que garante ao longo do tempo que as informações depositadas e em procedimento no data center se manterão com o mesmo grau de segurança e disponibilidade.

Os racks que abrigam os servidores recebem um corrente de 10 KVa, para alimentar as máquinas virtualizadas pelo padrão Vblock da VCE, que possibilita maior número de lâminas de servidores por rack devido a densidade que é conseguida. No mesmo prédio, a empresa deverá abrigar ainda suas unidades de serviços de terceirização de processos de negócio (BPO), ocasião que devera contar com cerca de 2 mil funcionários no total. Hoje trabalham no local cerca de 800 pessoas.

Ainda faz parte dos planos da Sonda IT a construção de mais um data center de 1,5 mil metros quadrados no Chile no primeiro semestre de 2012, e dois novos no México e na Colômbia, e possivelmente mais um no Brasil. Eles deverão ser interligados para funcionarem de forma espelhada, servindo para serviços de disaster recovery. Hoje a empresa realiza essa operação com data centers de empresas parceiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.