Diebold faz oferta para adquirir rival alemã Wincor Nixdorf por US$ 1,9 bilhão

3

A Diebold, fornecedora de serviços e sistemas de automação bancária, terminais de pagamento e urnas eletrônicas, está oferecendo 52.50 euros por ação da alemã Wincor Nixdorf. Segundo agências de notícias internacionais, "as companhias disseram ter acordado uma potencial combinação estratégica a ser implementada através de uma oferta pública de aquisição de todas as ações da Wincor".

O grupo Wincor já havia dado sinais de desaceleração de seus negócios, inclusive no Brasil, onde pela primeira vez não participou do evento CIAB da Febraban, gerando na ocasião especulações sobre sua situação econômica, e seu possível acordo com a Diebold, que também está enfrentando dificuldade econômicas e promovendo reestruturação. Em maio, a Diebold havia anunciado mudanças em sua diretoria Brasil, com a contração de Elias Silva, até então na NCR. Em agosto passado, fez acordo com a gaúcha Perto para a produção dos sistemas da fabricante alemã para clientes no Brasil.

O grupo reduziu seu prejuízo operacional no terceiro trimestre fiscal e está em processo de corte de postos de trabalho, devido a um fraco desempenho do mercado bancário e de varejo na Alemanha, um ambiente de negócios em deterioração na Rússia e na China, devido a lenta recuperação nos gastos de investimento europeu, e a queda dos preços para caixas eletrônicos.

De acordo com a empresa, a situação de mercado se deve a contenção de custos do varejo e dos bancos, que enfrentam os efeitos remanescentes da crise financeira. Segundo fontes ligadas ao negócio, termos finais do acordo podem ser fechados dentro das próximas duas semanas.

A Wincor é a terceira maior fabricante de ATMs atrás do líder NCR Corp e Diebold, esta última com valor de US$ 2,2 bilhões do mercado, aproximadamente a mesma valorização de mercado da Wincor. Enquanto a Wincor tem forte presença na Europa, as principais operações da Diebold estão nos Estados Unidos, que deve evitar problemas com os órgãos reguladores de antitruste.

A companhia alemã, fundada por Heinz Nixdorf em 1952, foi adquirida pela Siemens em 1990, antes de ser adquirida por grupos de private equity KKR e Goldman Sachs Capital Partners em 1999. Foi listada na bolsa de valores em 2004 e os grupos de private equity, desde então, venderam suas participações acionárias. No Brasil, a Diebold adquiriu, em 1999, a Procomp, na ocasião uma das principais fabricantes brasileiras de terminais bancários, ATMs e urnas eletrônicas.

3 COMENTÁRIOS

  1. O segmento de automação bancária, vem sofrendo forte concorrência, e redução de preços de compra através de pregões eletrônicos, onde os concorrentes "se matam" oferecendo melhores preços para não perderem os poucos negócios existentes. A saída é reestruturação, fazerem de tudo para redução de custos, para sobreviverem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.