Em 2020, um terço dos consumidores serão usuários de realidade virtual

0

Estudo da Ericsson produzido pela área de ConsumerLab afirma que visualização de vídeo sob demanda (VOD) e a visualização linear em todo o mundo serão praticamente iguais em apenas três anos. No Brasil, 40% do tempo de visualização diz respeito a VOD, cerca de metade da visualização é feita em uma tela móvel e 22% apenas em smartphones.

De acordo com a oitava edição do Relatório Anual de TV e Mídia, o crescimento da visualização sob demanda continuará aumentando até 2020, a visualização de TV e vídeo por tela móvel (tablets, smartphones e notebooks) registrará aumento de 85% desde 2010, com o smartphone representando cerca de um quarto desse total (um aumento de aproximadamente 160% desde 2010). Além disso, a realidade virtual (VR) se concretizará com um em cada três consumidores se tornando usuários de VR até 2020.

No Brasil, o tempo gasto assistindo a conteúdos de TV e vídeo atingiu o maior nível de todos os tempos – quase 31 horas por semana (incluindo a visualização ativa de TV de programação linear, serviços de internet ao vivo e sob demanda, conteúdo registrado e baixado, assim como DVD e Blu-ray) comparado com 30 horas por semana globalmente.

No entanto, cerca de 70% dos espectadores agora preferem a visualização sob demanda em vez da visualização de TV com programação linear, um aumento de quase 25% desde 2011.

Atualmente, três em cada cinco consumidores já pagam por serviços de vídeo e TV sob demanda e 53% dizem que aumentarão o gasto com serviços sob demanda nos próximos seis a 12 meses comparado com 32% globalmente. A portabilidade também está se tornando um fator importante, com 55% dos consumidores querendo acesso a conteúdos quando estão no exterior.

A visualização em smartphone também está ganhando o seu espaço no Brasil: 84% dos consumidores agora assistem a vídeos em um smartphone, mais do que o dobro de 2012, e o dispositivo agora contabiliza quase um quarto do total de visualização de TV e vídeo.
No Brasil, jovens de 16 a 19 anos são os que mais assistem a conteúdos a cada semana (33 horas). No entanto, o grupo dessa faixa etária já gasta mais da metade do tempo assistindo a conteúdos sob demanda e mais de 54% das horas assistindo à TV e a vídeos é gasta em uma tela de dispositivo móvel.

Os resultados também mostram que embora os consumidores tenham mais acesso a serviços de TV e vídeo do que nunca, o tempo médio gasto pesquisando por conteúdo no Brasil aumentou quase em uma hora por dia, representando um aumento de 20% desde o ano passado. Na verdade, 15% acreditam que se perderão na vasta quantidade de conteúdos sob demanda disponíveis no futuro.Com a experiência do usuário se tornando cada vez mais fragmentada, 7 em cada 10 consumidores agora classificam a descoberta de conteúdo como "muito importante" ao assinarem um novo serviço, enquanto que 83% querem uma "pesquisa universal para TV e vídeo" no Brasil.
As experiências importam

A qualidade social e imersiva da tecnologia de VR está ajudando a adicionar uma nova e valorosa dimensão à experiência de visualização. Com um terço dos consumidores globais projetados como usuários de VR até 2020 (45% no Brasil), espera-se que tecnologia tenha um papel essencial no futuro da TV e vídeo.

No entanto, se o interesse do consumidor em VR realmente aumentar, várias coisas precisarão mudar. Cerca de 60% dos consumidores no Brasil que planejam adquirir dispositivos de VR iriam preferir que os headsets fossem mais baratos e quase metade acredita que deveria haver mais conteúdo imersivo disponível. Aproximadamente, 40% estariam mais interessados em VR se pudessem adquirir um pacote de VR da provedora de TV e vídeo.

Os brasileiros também valorizam as experiências de visualização em alta qualidade, assim como as experiências imersivas: 21% dos consumidores entrevistados dizem já ter acesso a uma tela de TV de 4K UHD e 60% pretendem adquirir uma.

Sobre este relatório

Dados quantitativos foram coletados de 13 países. Aproximadamente 20.000 entrevistas online foram realizadas com pessoas entre 16 a 69 anos no Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Itália, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos. Todos os entrevistados possuem uma conexão de internet de banda larga em casa e assistem à TV e a vídeos pelo menos uma vez por semana e quase todos utilizam a internet diariamente. Este estudo representa mais de 1 bilhão de pessoas. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas detalhadas conduzidas em realidade virtual (VR) com usuários de VR que falam inglês. Todos esses participantes possuem vários dispositivos e conexão de internet de banda larga.

A pesquisa do Brasil é baseada em 1500 entrevistas online com indivíduos que possuem uma conexão de internet de banda larga em casa e assistem à TV e a vídeos pelo menos uma vez por semana, representando 90 milhões de brasileiros. Sobre o Ericsson ConsumerLab:O Ericsson ConsumerLab tem mais de 20 anos de experiência estudando os comportamentos e os valores das pessoas, incluindo a maneira como agem e pensam sobre produtos e serviços de TIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.