IBM anuncia rede de transferência financeira com uso de blockchain

0

A IBM anunciou nesta quinta-feira, 19,  uma nova solução bancária de blockchain que ajudará as instituições financeiras a realizar os processos de pagamentos entre países, projetado para reduzir o tempo de liquidação e diminuir o custo de completar pagamentos globais para empresas e consumidores. Usando o IBM Blockchain em colaboração com os parceiros de tecnologia Stellar.org e KlickEx Group, a solução visa melhorar a velocidade em que os bancos liquidam as transações de pagamento em uma única rede em tempo quase real.

Hoje, fazer pagamentos internacionais pode ser dispendioso, trabalhoso e  propenso a erros. As transações em diferentes moedas podem exigir vários intermediários e levar dias ou semanas para serem concluídas. De acordo com o Banco Mundial, as iniciativas para modernizar pagamentos e fornecer acesso financeiro podem melhorar o fluxo de moeda e comércio e ajudar a atingir o objetivo de ampliar os serviços financeiros para um bilhão de pessoas até 2020 .

A solução já está processando transações  real time em 12 "corredores" monetários nas ilhas do Pacífico Sul, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Usando o livro contábil gerado por blockchain, todas as partes têm acesso e informações sobre a compensação e liquidação de transações financeiras. Ela é projetada para aumentar os fluxos financeiros em todo o mundo, para todos os tipos e valores de pagamento, e permite que as instituições financeiras escolham a rede de liquidação de sua escolha para a troca de ativos digitais emitidos pelo banco central.

Por exemplo, no futuro, a nova rede da IBM poderia permitir que um agricultor na ilha de Samoa entre em um contrato comercial com um comprador na Indonésia. O blockchain seria usado para registrar os termos do contrato, gerenciar documentação comercial, permitir que o agricultor coloque garantias, obtenha cartas de crédito e finalize os termos da transação com o pagamento imediato, realizando o comércio global com transparência e relativa facilidade.

A IBM convocou um grupo inicial de diversos líderes bancários como parte do processo de desenvolvimento e implantação, incluindo o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria,  Banco Danamon Indonésia,  Banco Mandiri,  Banco Negara Indonésia, Banco Permata,  Banco Rakyat Indonésia,  Kasikornbank Tailândia, Grupo Financeiro Mizuho, National Australia Bank, Rizal Commercial Banking Corp. (RCBC) Filipinas, Sumitomo Mitsui Financial Group, Banco TD, Wizdraw (HK) da WorldCom Finance e outras instituições financeiras.

"Com a orientação de algumas das principais instituições financeiras do mundo, a IBM está trabalhando para explorar novas maneiras de tornar as redes de pagamento mais eficientes e transparentes para que o banco possa acontecer em tempo real, mesmo nas partes mais remotas do mundo", afirmou. Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior da IBM Industry Platforms. "Fazer as tecnologias de smart contracts distribuídas mais interoperáveis ??é o último exemplo de liderança da IBM que impulsiona o rápido avanço do blockchain".

"O Banco TD tem o prazer de participar junto com outros líderes bancários para observar como a IBM Blockchain pode suportar soluções de pagamentos mais seguras e eficazes", disse Rizwan Khalfan, vice-presidente e diretor de pagamento digital do Banco TD. "Estamos focados na inovação que agrega valor aos nossos clientes e nossos negócios, e  oblockchain apresenta uma ótima oportunidade para transformar e melhorar os sistemas de pagamento, permitindo-nos continuar a evoluir os produtos e serviços que podemos oferecer".

De acordo com o compromisso da IBM com o código aberto, a solução é executada a partir da IBM Blockchain Platform on Hyperledger Fabric e foi construída em colaboração com Stellar.org, uma organização sem fins lucrativos e membro associado do Hyperledger, e KlickEx Group, um serviço financeiro regional da região do Pacífico. Stellar é uma rede de blockchain de código aberto que é construída especificamente para a emissão e troca de ativos digitais. Os ativos digitais são emitidos na rede Stellar como uma ponte de câmbio para permitir a liquidação em tempo quase real. O KlickEx Group atua como instituição financeira da região, prestando serviços bancários aos clientes de varejo e consumidores usando esta nova rede.

A IBM continuará a avançar a solução com o objetivo de expandir as capacidades para suportar moedas digitais, títulos, títulos e ativos financeiros estruturados emitidos pelo banco central. O IBM Blockchain fornece orquestração de alto desempenho para mover os pagamentos entre as partes. Cada pagamento é imutável uma vez gravado, e as instruções de liquidação são fornecidas através de contratos inteligentes no Hyperledger Fabric. Inicialmente, a Stellar fornecerá a rede e o recurso digital para facilitar a liquidação das transações liberadas no Hyperledger.

"Esta nova inovação e colaboração representam um marco significativo para a Stellar, bem como para o setor de tecnologia financeira como um todo", disse Jed McCaleb, co-fundador da Stellar. "Estamos usando a tecnologia blockchain na produção para facilitar os pagamentos transfronteiriços em vários corredores monetários integrados. Atualmente, os pagamentos transfronteiriços tendem a demorar até vários dias para serem limpas. Essa nova implementação está preparada para iniciar uma profunda mudança no Pacífico Sul, e uma vez totalmente dimensionada pela IBM e seus parceiros bancários, poderia potencialmente mudar a forma como o dinheiro é movido ao redor do mundo, ajudando a melhorar as transações internacionais existentes e promover a inclusão financeira nos países em desenvolvimento ".

Atualmente, a rede está sendo utilizada pelos membros avançados da Financeira Pacific Infrastructure para Inclusão (APFII), uma parceria público-privada inicialmente financiada pelas Nações Unidas e pela SWIFT. Espera-se processar até 60% de todos os pagamentos transfronteiriços nos corredores de câmbio de varejo do Pacífico Sul, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Samoa e Tonga no início do próximo ano. Bancos comerciais como o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, Banco Danamon Indonésia, Banco Mandiri, Banco Negara Indonésia, Banco Permata, Banco Rakyat Indonésia, Kasikornbank Tailândia, Grupo Financeiro Mizuho, ??Banco Nacional da Austrália, Rizal Commercial Banking Corp. (RCBC) Filipinas, Sumitomo Mitsui Grupo Financeiro, Banco TD e Wizdraw (HK) da WorldCom Finance serão convidados a se juntar à rede e ajudá-lo a expandir-se em diferentes partes do mundo a partir de 2018.

"Esta é a primeira vez que alguém construiu o blockchain em uma escala institucionalmente viável", disse Robert Bell, presidente da APFII e fundador do KlickEx Group. "Através do KlickEx, o Pacífico já teve pagamentos de moeda múltipla relativamente baratos, em tempo real e multimoeda durante a maior parte da década passada, e este projeto foi um próximo passo natural após nosso trabalho para criar pagamentos sem fronteiras em todo o Pacífico. Estamos ansiosos para os resultados com o uso do IBM Blockchain enquanto continuamos a avançar com a nossa missão de remover fricção de pagamento através das fronteiras".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.