Brasil já é o quarto país com maior nível de maturidade em TI, segundo estudo da EMC

0

A implantação de tecnologias para estabelecer uma infraestrutura de TI confiável no ambiente corporativo tem crescido nas empresas ao redor do mundo. E no Brasil não é diferente, tanto que já é hoje o quarto país com o maior nível de maturidade em TI, com um índice de 53,8%, ficando atrás apenas da China, a primeira do ranking com 65,2%, Estados Unidos (61,8%) e África do Sul (60,9%). Considerando somente os países que compõem o chamado BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o terceiro com o melhor índice de desenvolvimento em TI.

Os dados são de pesquisa realizada em setembro pela EMC, fabricante de sistemas de armazenamento e gerenciamento de informação, em parceria com a Vanson Bourne, empresa de pesquisa de mercado, com 1,6 mil executivos de TI e 1,6 mil tomadores de decisão de negócios em 16 países, de dez setores da indústria considerados estratégicos pela EMC.

Considerando o nível de maturidade por segmento, o de serviços financeiros lidera mundialmente a lista com índice de 54,1%, seguido por ciências humanas, com 53,9%, TI e tecnologia, em terceiro lugar, com 53,8%, e saúde, na quarta posição, com índice de 51,6%. Comunicação, entretenimento e mídia (49,2%) e consultoria (46,1%) ocupam os últimos lugares do ranking, respectivamente.

A pesquisa indica que as indústrias altamente regulamentadas apresentam níveis proporcionalmente maiores de maturidade. "A maturidade de TI é altamente dependente de três fatores: orçamento, regulamentação e economia", comentou Carlos Cunha, presidente da EMC Brasil durante apresentação do estudo nesta terça-feira, 19.

Falta de confiança

O estudo mostra, ainda, que a falta de confiança dos executivos está relacionada principalmente às exigências críticas de TI, disponibilidade contínua, segurança avançada, backup e recuperação de dados. Quase metade (45%) de todos os entrevistados admite não estar confiante de que suas organizações têm as capacidades adequadas de disponibilidade, segurança e backup e recuperação. No Brasil, este número aumenta para 50%.

Nos últimos 12 meses, 61% das empresas questionadas sofreram ao menos uma vez com tempo de inatividade não planejado (37%), falha de segurança (23%) ou perda de dados (29%). Já no Brasil, os percentuais relacionados a tais incidentes aumentam para inatividade imprevista (46%), falha de segurança (27%) e perda de dados (44%), sendo que 78% dos participantes sofreram pelo menos um deles.

A pesquisa também revela que as organizações com maiores níveis de maturidade evitam e se recuperam mais rapidamente de incidentes, sofrendo consequências menores. Das empresas com maior nível de maturidade (líder), 53% relataram tempos de recuperação de dados mensurados em minutos, ou menos, para suas aplicações operacionais mais críticas. Já 76% das organizações do mesmo nível acreditam que são capazes de recuperar 100% de sua perda de dados em todos os casos, contra apenas 44% com nível menor de maturidade (retardatário).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.