Internet das Coisas: solução ou problema?

0

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) baseia-se no conceito original da internet, que era (e ainda é) composta por redes interligadas globalmente, usadas para diversas tarefas, como transferência de dados, navegação e streaming de mídia. Porém, a IoT não é um conceito que aborda a comunicação entre computadores no sentido tradicional, mas a coleta de dados a partir de uma gama muito maior de dispositivos simples ou sensores que transmitem dados específicos a um ponto de armazenamento semicentralizado ou centralizado.

A arquitetura de rede que temos hoje não suporta a Internet das Coisas. As operadoras brasileiras estão conseguindo, com alguma dificuldade é verdade, atender a demanda por conectividade no limite, e não sem travarem uma batalha com o consumidor. Claramente essa infraestrutura não será suficiente quando Internet das Coisas for, de fato, uma realidade no Brasil.

Do ponto de vista da tecnologia, os sensores a serem utilizados pelos aparelhos têm menos poder de computação e armazenamento, o que vai exigir ainda mais da rede. O que será necessário para suportar a IoT?

Exemplos que mostram o quanto IoT pode mudar nosso comportamento e trazer benefícios não faltam. Uma gama de sensores ligados a pacientes em um hospital, por exemplo, pode transmitir dados para um console central, alertando os médicos e enfermeiros quando certas condições são detectadas. Em casa, aparelhos inteligentes como uma geladeira podem sinalizar a necessidade de novos filtros de água, e termostatos podem gerar relatórios e receber comandos para ajustar a temperatura. Já na agricultura, sensores em animais podem gerar relatórios com informações sobre temperatura corporal e detectar sinais de estresse ou doença.

Com tantas aplicações possíveis, está na hora das operadoras no Brasil começarem a se perguntar qual é o tipo de arquitetura elas precisarão para suportar toda essa demanda. Nos primórdios da computação, terminais eram dependentes de um mainframe para terem alguma utilidade. Mais tarde, o desenvolvimento do computador pessoal dispensou a necessidade de uma unidade central. Porém, com a reintrodução do modelo cliente-servidor, a centralização versus distribuição surgem novamente na pauta, por conta de IoT. E a capacidade da rede em suportar tudo isso também está na berlinda.

Para aplicações da Internet das Coisas, uma abordagem cliente-servidor pode não ser o melhor modelo, mas sim a arquitetura centralizada. Por exemplo, em muitas áreas, os sensores podem ser obrigados a tomar decisões localmente ou se comunicar com mais de uma fonte externa com base nos dados recolhidos. No caso de carros com piloto automático, quaisquer dispositivos de IoT a bordo precisarão tomar algumas decisões instantaneamente.

Ao mesmo tempo, um modelo totalmente distribuído também falhará devido às restrições de custo e tecnológicas que os sensores têm. Isso não permitirá que os recursos de computação e de armazenamento mais pesados sejam integrados aos sensores e o delay aumentará, exigindo muito das redes atuais.

Para atender a demanda atual e a que está por vir, as empresas precisam pensar em como atualizar seu parque existente ou prepará-lo. Pensando em switches inteligentes e com alto throughput, provisionamento automatizado com SDN, mas para maximizar o resultado e não ficar atrelado a um único fabricante precisa-se pensar em protocolos abertos e em qual solução de SDN que consiga integrar o parque tecnológico atual.

Dessa forma, podemos encarar IoT como solução,  como gerar valor a empresa e aumentar a lucratividade e não como um problema.

*Douglas Falsarella é gerente de produtos da Broadtec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.