Como aperfeiçoar os processos de negócio

0

A tecnologia tomou conta de tal forma da economia real que será preciso reescrever as teorias existentes para definir a nova fase da acumulação de capital. Hoje ela tem mais impacto no resultado das empresas do que o produto, algo inimaginável no início da industrialização. Mais de 80% dos recursos orçados pelas grandes empresas, segundo apontam pesquisas recentes, serão dirigidos para aperfeiçoamento da infra-estrutura tecnológica.
Outra novidade: assim como nas religiões, a fé passou a ser o combustível de grande parte das transações econômicas. Como assim, a fé? Hoje ninguém precisa ver o cofre de um banco para saber se realmente o seu suado dinheiro está lá bem guardado. Nem conferir barras de ouro para saber se o papel moeda em circulação tem lastro. Na verdade, as pessoas procuram evitar a ida ao banco. Com a rapidez da vida moderna, todas as operações – pagamento de contas, aplicações financeiras, resgates, etc. – são processadas pelo computador, terminais bancários e mais recentemente até pelo onipresente celular.
Os bancos e demais instituições financeiras transformaram-se, no fundo, em sistemas, em que conta, entre outros fatores de peso, a fácil navegação pelos seus serviços on-line para garantir a imagem de solidez e confiança. A mesma tendência acontece com empresas industriais e comerciais na nova economia formada por programas de computador. Tanto assim que muitas empresas já evitam falar em produtos ou serviços. A nova palavra mágica na linguagem corporativa é "processos". Transformar produtos financeiros, industriais ou de serviços em processos de negócio é a nova tendência que passou a dominar o ambiente corporativo. É um assunto tão estratégico que a nova área já conquistou status de diretoria em diversas empresas e conglomerados bancários internacionais no país.
O que diferencia as empresas competitivas das demais é que elas colocaram em prática o novo modelo gerencial que cresce em velocidade espantosa, em decorrência da rápida disseminação do já popular BPM (Business Process Management). Essas empresas equacionaram a necessidade de mapear, enxergar, automatizar e controlar todas as inúmeras e complexas operações destinadas a produzir produtos e serviços. Existe uma corrida por parte das organizações de todos os setores (indústria, comércio, bancos e serviços) – no Brasil e no mundo – para conseguir entregar ao cliente o seu pedido, sejam produtos ou serviços, com rapidez, custos menores e qualidade superior. Entre os objetivos que levam novas empresas a desenvolver projetos de gestão orientada a processos estão a possibilidade de tornar mais ágil as decisões de negócios, promover maior integração entre todas as áreas e compartilhar o conhecimento dentro da organização. Com processos bem organizados, estruturados e automatizados, as atividades fluem conforme o planejamento.
O melhor de tudo é que existem ferramentas no mercado para organizar as atividades relacionadas ao negócio de forma controlável. Tornou-se possível tratar a área de administração das empresas como ciência, a partir de uma idéia inovadora: por meio da gestão de processos é possível, hoje, controlar completamente uma companhia. Elas possibilitam que todas as decisões ou processos vitais – desde a compra de matérias-primas, processamento, até a entrega final do produto, faturamento, aprovação de pedidos, liberação de crédito e relacionamento com os clientes, sejam controladas, de forma a cortar custos redundantes, minimizar tempo, corrigir erros, evitar desperdícios e, principalmente, aumentar a produtividade empresarial.
Hoje existem novas soluções que tornam as empresas consideravelmente mais flexíveis para a efetivação de novos modelos de negócios. Permitem, de uma forma simples e clara, mostrar como a empresa funciona, a partir de uma visão universal de todas as atividades que fazem a cadeia de valor acontecer, torna possível avaliar se a empresa tem condições de atingir os seus objetivos de negócios como, por exemplo, a meta de duplicar o faturamento em alguns anos. As ferramentas líderes de mercado colocam de uma forma centralizada todas as informações dos processos de negócio. Conseguem, portanto, a criação de uma visão única para todos os colaboradores da empresa, o que proporciona um entendimento uniformizado do que deve ser feito e como devem ser feitas as diversas atividades na cadeia de valor. Mostra como o processo é executado e o que pode ser melhorado para se alcançar, por exemplo, redução de custos e melhoria de performance.
Mais: conectam a estratégia de negócio da empresa com a área operacional, fazem a ligação entre os objetivos de negócio, as pessoas e os sistemas de execução, bem como integram um pacote de softwares que automatizam a execução dos processos da empresa de ponta a ponta, desde o controle de estoques, cadeia de fornecedores, receitas, fluxo de caixa e, mais recentemente, relacionamento com o cliente (CRM), oferecendo a possibilidade de serviços via web, entre outras áreas. As empresas já descobriram que a tecnologia deve existir para suportar seus planos de negócio e não como um fim em si mesmo. Por essa razão, convém antes definir como a empresa vai funcionar para atingir seus objetivos de negócios e como ser organizada por processos para a melhor distribuição de pessoas pelos diversos departamentos (vendas, compra, fabricação, engenharia, logística, call center, etc.).
A grande vantagem é que a empresa pode definir seus objetivos de negócios e saber antes se as metas poderão ser atingidas, ou seja, se a empresa vai funcionar, na prática, na forma em que foi pensada para gerar lucro. Pode ainda ajudar na redução de custos com a eliminação de processos redundantes, falhas e aumento de produtividade. Uma gestão por processos de negócios busca a máxima eficiência na organização da seqüência lógica de todas as atividades envolvidas na execução do pedido do cliente. Um dos objetivos é a padronização na forma como os processos são mostrados no ambiente da empresa estabelecendo uma linguagem única e consistente em toda a organização. Com isso evita perdas, desperdícios e garante ganhos de escala.
Diversas ferramentas (hardware e software) são utilizadas para planejar a produção e entrega da mercadoria no menor prazo possível, custos mais baixos e qualidade superior, como forma de gerar vantagem competitiva ao fabricante. O sistema de gestão por processos organiza a seqüência de atividades mais adequada para a produção em escala. Mostra como acontecerá, por exemplo, a criação de ordens de serviços desde a área de suprimentos/estoques de matérias-primas, processamento, embalagem, entrega e faturamento. Assegura o melhor resultado na execução de processos, a combinação de tecnologias, interface entre departamentos, pessoas, para diminuir perda de valor na cadeia produtiva. Verifica ainda se a estratégia de negócio da empresa está sendo cumprida e, do contrário, o que precisa ser feito para sua execução pelas diferentes áreas organizacionais.

Milton Cruz é responsável pelas operações da IDS Scheer Latin América.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.