Grupo Tracbel terceiriza service desk

0

A Tracbel, empresa que representa marcas de equipamentos pesados como a Volvo Construction Equipament, Clark, Michelan, Tigercat, Massey Ferguson, LogMax e SDLG, decidiu descontinuar o seu modelo de IT Service Management, caracterizado como body shop, em prol do full outsourcing de TI para os processos de service desk, field service e gestão de ativos. Na prática, os profissionais de TI, que antes eram gerenciados pela própria organização e alocados por uma prestadora de serviços, passam a ser contratados e gerenciados pela Sonda IT, companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.

A medida, segundo o diretor de tecnologias e sistemas da companhia, Roberson Barros, visa tratar a TI como uma parte estratégica do negócio, garantindo, desta forma, o aumento de governança da Tracbel em relação ao seu core business e, consequentemente, a continuidade da posição da empresa na excelência em atendimento ao cliente como um diferencial de mercado. O método de trabalho, inclusive, já ajudou a proporcionar à empresa o título de Melhor Revenda de Máquinas e Insumos do Brasil no triênio 2009-2011 no anuário “Maiores e Melhores”, publicado pela revista Exame.

“O negócio do Grupo Tracbel é entregar ao cliente a melhor solução em equipamentos para os mais variados segmentos, além de vender peças genuínas de reposição e oferecer serviços de atendimento com excelência. No entanto, a área de TI tem de estar alinhada às necessidades do nosso negócio de modo que forneça um alicerce para os padrões de segurança, disponibilidade, performance e conformidade”, conta Barros. “Para isso, optamos por trazer um parceiro  que detivesse a expertise de gerenciamento de TI, providência que nos dá mais condições de focar as atividades no core business da empresa através da gestão dos processos de negócios e de sua automação, assim como de customizar e evoluir as aplicações e os sistemas desenvolvidos internamente pela empresa de TI do Grupo Tracbel, a Syndeo Technologies”, explica o executivo.

O projeto, que está em fase de implementação e tem go live previsto para  meados de outubro , visa gerenciar todo o ciclo de vida do parque de equipamentos de informática da companhia, desde o planejamento para aquisição, solicitação, recebimento do equipamento, instalação, movimentações e descarte. Ao todo, 650 máquinas, entre notebooks, impressoras e desktops espalhados por 25 filiais do grupo serão suportados pela Sonda IT.

“A partir do momento em que todo o processo for implementado, a gestão correta dos ativos proporcionará melhores controles sobre os equipamentos, sendo possível realizar projeções e tomar decisões que resultam em economia para a empresa”, afirma o gerente comercial da Sonda IT, Eduardo Bartolozzi, em relação ao serviço que será prestado.

Além da gestão de ativos, a integradora também ficará responsável pelo Service Desk – serviço de atendimento ao usuário que recebe as ocorrências de primeiro nível no ambiente de trabalho da Tracbel quanto ao uso dos recursos de TI compostos por sistemas operacionais, bancos de dados e hardwares. Esse controle aumentará o gerenciamento dos incidentes, requisições e seus respectivos impactos.

Com integração total à oferta de Service Desk, a Sonda IT fornecerá uma operação no modelo de Acordo de Nível de Service (SLA) com suporte técnico local especialmente para a estrutura localizada em Contagem, Minas Gerais.

De acordo com Barros, a expectativa da companhia com a contratação dos serviços da Sonda IT é garantir o sucesso do ambiente de gestão em relação à governança de TI. “Esperamos ter um ambiente controlado e com segurança, onde o usuário vai acessar com qualidade todos os recursos necessários para obter respostas ágeis e rápidas, proporcionando uma operação segura e eficaz”, finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.